IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Irpaa finaliza mais um projeto de Ater no Território Sertão São Francisco

Irpaa finaliza mais um projeto de Ater no Território Sertão São Francisco

 Nos dias 25 e 26 de Abril de 2016, aconteceu o 10º encontro de Ater com tema Avaliação final das ações de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater para famílias em situação de extrema pobreza desenvolvido pelo Irpaa e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA.

Para o Irpaa, a assessoria técnica faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas junto a estas famílias, que buscam promover qualidade de vida para os povos camponeses, através da inclusão sócio-produtiva, protagonismo juvenil, educação contextualizada, produção, beneficiamento e comercialização da produção de base familiar, serviços agropecuários e não agropecuários, qualificação acerca de questões fundiárias, captação e manejo da água da chuva, produção agropecuária agroecológica.

O encontro foi composto pela equipe do Irpaa que atuou por 2 anos acompanhando diretamente 2.800 famílias nos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Sento Sé e Pilão Arcado. A partir de reuniões de avaliações finais realizadas nas comunidades, cada colaborador e colaboradora sistematizou os resultados, dificuldades, desafios, perspectivas e demandas das comunidades para próximas ações de Ater.

Durante o encontro a equipe pontou alguns resultados alçancados ao longo da execução do Ater, como a organização social das comunidades por meio do associativismo, avanços nas discussões sobre terra e comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, conhecimento e acesso as políticas públicas, construção do conhecimentos com foco na Convivência com o Semiárido, o acesso a programas sociais, estruturação produtiva entre outros. Destacando os investimentos das famílias na estruturação de suas propriedades a partir do acesso ao fomento, através do MDS.

Como perspectivas para próximas ações foram destacadas a continuidade e universalização dos serviços de Ater, mais intercâmbios para troca de conhecimento, apoio na certificação das áreas auto identificadas como Fundo de Pasto e que os serviços de assessoria técnica se relacione com demais programas e políticas públicas voltados para o meio rural como: tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva, fomento para estruturação produtiva, regularização fundiária e ambiental e crédito.

Avaliação final do encontro foi que as ações realizadas durante o projeto contribuíram significativamente para a consolidação da Convivência com o Semiárido, redução da pobreza extrema no sertão baiano, promovendo a inclusão de famílias que viviam excluídas do processo de desenvolvimento no meio rural.

Texto: Clérison Belém - Colaborador do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa finaliza mais um projeto de Ater no Território Sertão São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005