IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juazeiro conta agora com Feira semanal de Orgânicos no centro da cidade

Juazeiro conta agora com Feira semanal de Orgânicos no centro da cidade

 A Praça Cordeiro de Miranda, popular Praça Santiago Maior, no Centro de Juazeiro (BA), agora vai ganhar mais vida toda quinta-feira das 16h às 20h. Nesse local e horário, toda semana está prevista a Feira de Orgânicos do Vale, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Juazeiro em parceria com a Associação de Produtores de Orgânicos do João Paulo II e a Associação de Produtores e Produtores de Orgânicos de Vale do São Francisco (Aprovasf).

O lançamento da Feira aconteceu na última quinta-feira (28) e contou com uma presença positiva do público que conheceu os produtos e já comemora a novidade: “era uma expectativa, pra mim o local facilitou e muito. Saber que a gente tá em busca do orgânico e nem sempre encontra, ter uma feira semanal é ótimo”, avalia Cleonice Coelho de Assis, que voltou pra casa com o carrinho colorido com os alimentos vendidos nas cerca de 20 barracas montadas na praça.

Uma diversidade de produtos foram comercializados, com destaque para frutas, hortaliças e raízes, todas produzidas sem uso de agrotóxicos e em sua maioria por associações, cooperativas ou grupos organizados. Parte dessa produção veio da Horta Comunitária Povo Unido, que há 30 anos existe no Bairro João Paulo II. Segundo o agricultor João Soares, membro da Horta, o novo espaço para comercialização fortalece o trabalho que já é referência na cidade e oferece produtos saudáveis, com certificação de orgânico, “dando assim confiança aos clientes”, ressaltou.

A diversidade da Feira atraiu as/os visitantes que puderam comprar mamão, banana, goiaba, manga, melancia, uva, tomate, repolho, pimentão, cenoura, beterraba, coentro, couve, cebolinha, alface, mandioca, batata doce, abóbora, dentre vários outros alimentos in natura, em conservas naturais ou beneficiados.

Para o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Tiano Felix, explicou que a Feira acontece após a iniciativa do poder público municipal certificar todos/as produtores/as de orgânicos. “É uma parceria estratégica, primeiro porque vai incentivar outros produtores a produzirem orgânicos, segundo porque nós vamos ajudar a desaguar essa produção que era colocada em segundo plano e a população não tinha onde encontrar”, pontua Tiano, que também ressalta o interesse em fortalecer a agricultura familiar.


Feira de Sementes


Durante a primeira edição da Feira de Orgânicos do Vale houve também uma Feira de Sementes, promovida pelo projeto “Sementes do Semiárido”, da Articulação do Semiárido (Asa). Executado pelo Serviço de Apoio a Organizações Populares (Sasop), o projeto realizou em Juazeiro o II Encontro Estadual de Sementes nos dias 28 e 29, coincidindo coma Feira realizada pela prefeitura.

Na ocasião, agricultores e agricultoras de diversas regiões da Bahia trocaram experiências e sementes e até comercializaram algumas espécies tradicionais, em alguns lugares chamadas de sementes crioulas, sementes da fartura ou da paixão. A agricultora Jessi Meira Soares, do município de Bom Jesus da Serra, no Sudoeste baiano, trouxe uma média de 180 tipos de sementes, algumas com mais de 80 anos de existência nas comunidades daquela região. Ela fala da felicidade em fazer parte desses momentos de troca e reivindica: “eu acho que o governo tem que abraçar mesmo, tem que investir, nós agricultores do campo temos a alegria de saber que a gente tem um valor, que a gente quer nosso trabalho orgânico no campo e isso é uma vida melhor que a gente tá vivendo lá em nosso município”.

A agricultora cita ainda que boa parte dessas sementes vem sendo resgatadas a partir da cisternas de produção da Asa que permite cultivos em canteiros econômicos. Em sua comunidade hoje existe um Banco de Sementes com mais de 300 variedades de sementes, todas produzidas de forma agroecológica.


Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro conta agora com Feira semanal de Orgânicos no centro da cidade

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005