IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores e agricultoras de Remanso ampliam a produtividade e o estoque de alimento nas propriedades

Agricultores e agricultoras de Remanso ampliam a produtividade e o estoque de alimento nas propriedades

No município de Remanso, região do Semiárido Baiano, o agricultor Sebastião Rodrigues, morador da comunidade Mandu, adquiriu bomba d´água, tela, caixa d´água, entre outros materiais, para a implementação da área de produção, local onde ele utiliza plantas forrageiras na geração de alimentos para os animais. Hoje em dia, o agricultor não precisa mais comprar ração de fora. E, para ele, a produtividade está bem melhor. “Melhorou, porque eu fiz o projeto, comprei umas coisas, plantei o capim, fiz os silos. Dos silos que eu fiz, dá para as criações. Eu vivia procurando ração para dar aos bichos. Para as ovelhinhas, graças a deus, eu tenho o suficiente”, relata.


As melhorias para Sebastião vieram através dos recursos possibilitados pelo Programa de Fomento às Atividades Rurais e do assessoramento técnico feito por meio do projeto Pró-Semiárido, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e executado pelo Irpaa, com o objetivo de iniciar e/ou fortalecer as atividades produtivas de 3240 famílias na zona rural de Juazeiro, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Campo Formoso.

 

Os agricultores e as agricultoras beneficiários/as receberam um investimento financeiro para utilizarem nas propriedades rurais. Junto à equipe do projeto, são planejadas maneiras de investir o recurso da forma mais sustentável, e também, rentável, considerando sempre as particularidades da região do Semiárido. Os investimentos podem ser feitos em diversas atividades produtivas, com a compra de materiais, aquisição de forrageiras, de caixas colmeias para a apicultura, a construção de galinheiros, de apriscos, de caixas colmeias, para a apicultura, entre outras ações.


Na comunidade Suvela, também em Remanso, a agricultora Mariazinha Barbosa foi contemplada com a construção de um aprisco e também adquiriu materiais para ampliar a área de produção das plantas forrageiras que ela já tinha em sua propriedade. “Na forragem, eu tenho bastante palma, leucena, capim. A gente não está comprando ração. O aprisco, graças a deus, melhorou muito”, afirma.


As comunidades Mandu e Suvela estão dentro do território rural conhecido como Umbuzeiro do Sertão, que abriga quatro comunidades no município de Remanso. Através do projeto Pró-Semiárido, também está sendo estimulada, nessa região, a realização do consórcio das culturas para a obtenção de uma ração balanceada, que as famílias podem produzir nas propriedades. Os agricultores e as agricultoras podem utilizar diversas plantas forrageiras, tanto as adaptadas, que eles produzem a partir dos investimentos, como também as que já existem na Caatinga.


De acordo com a técnica de campo do projeto Pró-Semiárido, em Remanso, Tayná Ferreira, com a obtenção do recurso e o investimento na produção, as agricultoras e os agricultores ganham vantagens não só na diminuição de gastos com produtos de fora, mas também no aumento na produtividade do rebanho e no estoque de alimento. “Já houve uma redução significativa na compra de ração e insumos externos, que era uma prática frequente. E além de eles tirarem para a alimentação animal, começaram a produzir e a armazenar, em uma quantidade bem maior do que antes, em alguns casos”. diz.


Texto: Comunicação Irpaa/ Foto: arquivo dos agricultores.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores e agricultoras de Remanso ampliam a produtividade e o estoque de alimento nas propriedades

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005