IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Audiência Pública em Juazeiro discute projetos voltados para o rio São Francisco

Audiência Pública em Juazeiro discute projetos voltados para o rio São Francisco

Com a presença do senador Otto Alencar (PSD/BA), além de deputados, prefeitos e vereadores da região, aconteceu na manhã desta sexta feira (04), na Câmara de Vereadores de Juazeiro, mais uma audiência pública para discutir a atual situação de escassez e de degradação do Rio São Francisco.

Nessa audiência, diferentemente das que já aconteceram na região para discutir esse tema, não houve a participação direta de organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos povos da bacia do São Francisco nem dos pequenos irrigantes que amargam prejuízos com a baixa vazão do rio.

O senador, que usou mais da metade do tempo da audiência. falou dos projetos que podem salvar o rio, desde que suas nascentes e afluentes não sejam mais destruídas como vem ocorrendo nos últimos anos. Otto Alencar citou uma série de medidas apresentadas pelo Senado Federal como o projeto: Reviver o Velho Chico, que prevê um total reflorestamento de espécies próprias da mata ciliar, indo da nascente até a foz e afluentes do São Francisco. Um projeto que deve custar 600 milhões de reais por ano e que, de acordo com o senador, poderá ser executado pela Codevasf e contará com a participação de agricultores/as que vivem às margens do rio, para que assim toda a bacia do rio São Francisco se recupere em período de 8 a 10 anos.

O senador fez muitas críticas às formas de degradação do rio provocadas pela indústria e pela grande irrigação existentes nos estados cortados pelo rio e que esses precisam também investir recursos no projeto que ele chama de “Fábrica de Floresta”. “Se houver um plantio de árvores em todas as nascentes, que devem também ser limpas e cercadas, elas serão recuperadas em quatro anos”, disse o Senador, que também destacou a importância de se fazer a limpeza total da calha principal do rio.

Otto Alencar também se mostrou crítico ao projeto de transpor as água do rio Tocantins para o São Francisco devido aos problemas de estiagem e da baixa vazão temporária que hoje também afligem a bacia do Rio Tocantins. O projeto de transposição das águas do São Francisco, iniciado em 2006, também foi alvo de crítica do senador que preferia que os recursos dessa obra fossem investidos na revitalização do rio.

As autoridades regionais endossaram as palavras do senador e reafirmaram seus compromissos em defender o rio como sempre ocorre em cada audiência que trata dos problemas do São Francisco. As audiências têm acontecido, mas as ações ainda não são suficientes para de fato socorrer o rio, que simboliza a vida do povo dessa região.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Audiência Pública em Juazeiro discute projetos voltados para o rio São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005