IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

República do IRPAA recebe novos/as estudantes

República do IRPAA recebe novos/as estudantes

O Centro de Formação do IRPAA, localizado nas proximidades do Jardim Primavera, a 12 km da cidade de Juazeiro-BA, desde a década de 1990 abriga estudantes de diversas regiões do Semiárido. Em formato de Repúblicas, as/os jovens moram nas instalações da Vargem da Cruz e vão todos os dias estudar na Escola Técnica de Juazeiro ou no Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Normalmente são jovens de comunidades onde o Irpaa já atua, as/os quais vem na perspectiva de dar continuidade aos estudos, voltando os interesses para as áreas de agricultura e pecuária.

Este ano, o Centro de Formação Vargem da Cruz recebeu dez novos estudantes. Em sua maioria vindos da zona rural, são agricultores/as, e/ou filhos de agricultores/as, dispostos a aprender lições que certamente carregarão para o resto da vida. “Estou disposta a aprender e aprimorar meus conhecimentos para passar para minha comunidade, acho que precisa de mais técnicos lá”, menciona Franciele Alves, uma das mais novas moradoras da República Feminina.

Além do anseio de se tornarem multiplicadores/as da proposta de Convivência com o Semiárido, contribuindo essencialmente com o desenvolvimento das comunidades de onde vieram, o grupo também tem ganhos com a experiência de conviver com outras pessoas que até então eram desconhecidas. Pedro Oliveira, que agora integra a República masculina, diz que está realizando um sonho que tinha, uma vez que já conhecia o trabalho da entidade que hoje o acolhe. Com quase 40 anos, pai de dois filhos, o agricultor veio para estudar o Curso Técnico em Agropecuária no Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP, antiga Escola Agrotécnica de Juazeiro, e garante que a formação será de suma importância para sua comunidade onde já existe associações de apicultores, beneficiamento de frutas e de moradores que precisam de acompanhamento.

Sempre com o intuito de aliar teoria e prática, ao longo dos anos que permanecem na República, as/os estudantes desenvolvem atividades ligadas à caprinocultura, fruticultura, horta, apicultura, compostagem, pastagem, horta medicinal e jardinagem. São setores mantidos no espaço da Vargem da Cruz que contam com manutenção das/dos jovens, servindo de forte instrumento pedagógico, além de muitas vezes alguns produtos se servirem de complemento ao cardápio ou a renda dos mesmos.

Durante o período em que moram na Vargem da Cruz, participam de cursos, atividades e formações específicas realizadas pela equipe de profissionais das áreas de atuação do Instituto. Ao final do curso, alguns/as realizam estágio na própria instituição e muitos até tornam-se integrantes da equipe técnica do Irpaa.


Seleção

Para ingressar na República de Estudantes do Irpaa, as/os interessados/as devem ser indicados/as por entidades como Associações Comunitárias, Sindicatos Rurais, Escolas Família Agrícola, entre outras organizações sociais. O Irpaa realiza uma seleção a partir de indicação do CETEP e com base em alguns critérios orientativos, como por exemplo, não centralizar bolsas em poucos municípios, participação da/do jovem na comunidade, divisão de bolsas entre alunos do ensino subsequente e do integrado. Assim, a cada ano, a depender da disponibilidade de vagas, define um novo grupo. As despesas para manutenção da república são custeadas por entidades alemãs que oferecem ainda um auxílio financeiro para 14 estudantes e atualmente o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Remanso também contribui com a permanência de 01 estudante.


Veja mais

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

República do IRPAA recebe novos/as estudantes

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005