IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

SemiáridoShow inicia nesta terça e traz novidades na Vila da Economia Solidária

SemiáridoShow inicia nesta terça e traz novidades na Vila da Economia Solidária

Terá início nesta terça-feira (07) e vai até sexta-feira (10) a edição 2017 da Feira SemiáridoShow, que acontece na Embrapa Semiárido, em Petrolina – PE. Este ano, o evento, realizado a cada dois anos, traz como tema “Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais”.

O público poderá conferir diversos atrativos como tecnologias apropriadas a produção no Semiárido e armazenamento de água, cultivos experimentais, seminários temáticos, mini cursos, oficinas. Haverá também a Vila da Economia Solidária, um espaço que reúne grupos e cooperativas que atuam a partir da lógica da sustentabilidade, fortalecendo a autonomia das famílias e comunidades e a proposta da Convivência com o Semiárido.

“A Embrapa entende que esse é um espaço na Feira que tende a se perpetuar porque ele demonstra claramente a dinâmica da agricultura familiar no sertão nordestino”, destaca Sérgio Guilherme de Azevedo, pesquisador da Embrapa e um dos organizadores do SemiáridoShow 2017. Importante destacar que a abertura do evento irá acontecer neste espaço, onde está prevista também apresentações culturais típicas do Semiárido.

Além dos cerca de 20 empreendimentos que irão expor e comercializar produtos de diversas origens, uma das novidades da Vila da Economia Solidária este ano será o Armazém da Agricultura Familiar e a Cozinha Show, espaço onde acontecerá o Festival de Sabores da Caatinga. A partir de oficinas, demonstrações e degustação, organizações parcerias se propõem a divulgar uma série de produtos de origem animal e vegetal que podem render nutritivos e saborosos pratos.

O Irpaa e diversas outras organizações ligadas à Articulação do Semiárido brasileiro (Asa) são apoiadoras do SemiáridoShow e irão viabilizar a participação de uma média de dois mil agricultores e agricultoras. A Asa também irá dispor de estande na Feira, que é aberta ao público das 8h às 17h.

Seminários

Na manhã do dia 10, o Irpaa estará realizando o II Seminário Territorial dos Beneficiários do Bahia Produtiva, momento que acontecerá em uma das salas montadas no local da Feira e que reunirá representantes de comunidades e associações acompanhadas pelo referido projeto.

Além disso, haverá outros seminários que vão tratar temas como comunidades quilombolas, povos indígenas, solos do Bioma Caatinga, políticas públicas para a inovação na agricultura familiar do Semiárido, turismo rural como opção de ocupação e renda no Semiárido, energias renováveis para aumentar a segurança alimentar, hídrica e energética no Semiárido brasileiro, além de muitas outras importantes temáticas.

Esta edição da Feira SemiáridoShow é uma realização da Embrapa Semiárido, em parceria com a Federação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) e o Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiar Rurais de Petrolina – Pernambuco (Sintraf). É financiada e apoiada pelos governos federal, estaduais e prefeituras municipais, além de organizações da sociedade civil e entidades internacionais. 

Texto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

SemiáridoShow inicia nesta terça e traz novidades na Vila da Economia Solidária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005