IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultura Familiar do distrito de Massaroca celebra no próximo sábado(25) a conquista do Quiosque da Umbuzada

Agricultura Familiar do distrito de Massaroca celebra no próximo sábado(25) a conquista do Quiosque da Umbuzada

As famílias agricultoras do distrito de Massaroca, em Juazeiro, vão contar com um espaço de comercialização dos produtos de 24 famílias que integram a Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama). O “Quiosque da Umbuzada” será inaugurado
no próximo sábado (25) e possibilitará à população local, visitantes e às pessoas que trafegam pela BR 407, uma diversidade de itens agroecológicos. “Os ovos, as galinhas caipiras, os doces e as geleias são alguns produtos que a gente vai colocar no quiosque. Vai ajudar na comercialização dos produtos, agregando valor”, destaca a secretária da Coofama, Ana Lúcia Silva.

“Pra mim que sou um produtor de ave de postura, vai ser mais um ponto de apoio. Nosso gargalo era o escoamento de nossos produtos e com esse quiosque vai ser muito bom, vou ter onde vender. Só tenho a agradecer, é mais uma conquista”, também celebra o cooperado Rogério Serafim.

A construção desse quiosque é resultado das ações de assessoria técnica desenvolvidas com as famílias agricultoras, o que evidencia a importância das políticas públicas de Ater para a melhoria da qualidade de vida no campo, principalmente no fomento de espaços que possibilitam e potencializam o escoamento do excedente da produção. “Era um sonho da Cooperativa ter um lugar para comercializar os nossos produtos dentro do distrito. E aí, quando chega a assessoria técnica do Irpaa, junto com o projeto Pró-Semiárido, através da CAR e o Fida, a gente vê esse sonho se realizando”, ressalta Ana Lúcia.


A programação festiva de inauguração começará às 7h com a realização da feira mensal de produtos agroecológicos no distrito e, ao longo da manhã, vai contar com a abertura do Quiosque e a degustação de alimentos, com destaque para a umbuzada. Também acontecerão apresentações culturais do músico Ildemar Voz e Violão e das bandas Xerim de Xiqueiro e Novo Swing.

Essas ações de assessoria técnica junto às famílias agricultoras, à Coofama e de fomento para a construção do espaço, são viabilizadas através do projeto Pró-Semiárido, que é executado pelo Irpaa. O projeto é uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos via acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

O Quiosque da Umbuzada recebe também o apoio de diversas entidades, como a Central de Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga).

Foto e cards: Divulgação/Coofama
Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultura Familiar do distrito de Massaroca celebra no próximo sábado(25) a conquista do Quiosque da Umbuzada

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005