IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Pró-Semiárido promove formação para Agentes Comunitários/as Rurais do projeto

Pró-Semiárido promove formação para Agentes Comunitários/as Rurais do projeto

Acontece em Juazeiro (BA) o primeiro módulo da formação continuada de Agentes Comunitários/as Rurais – ACR’s do projeto Pró-Semiárido. O evento teve início dia 17 de setembro, reunindo aproximadamente 46 jovens ACR’s dos Territórios Sertão São Francisco, Território Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e membros da equipe do Pró-Semiárido e do Irpaa.


Realizado pelo Pró-Semiárido, o processo formativo recebe assessoria pedagógica do Irpaa. A partir de uma programação intensa, os/as jovens se debruçam a debater e estudar o Semiárido, considerando as questões climáticas, técnicas, sociais e políticas da região, com o objetivo não só de contribuir na atuação de cada ACR dentro do projeto, mas principalmente na sua formação enquanto sujeito protagonista e transformador da sua realidade.

“O investimento na formação desses ACR’s não é só em função ao exercício do trabalho, ou do papel, ou da função que eles vão desenvolver... essa formação tem essa perspectiva de capacitar o capital humano local, ou seja, investir nesses jovens para que eles possam também cooperar com o desenvolvimento da comunidade”, declara Samuel Lyra, SubCoordenador de Desenvolvimento do Capital Humano Social do Pró- Semiárido.

José Moacir dos Santos, colaborador do Irpaa, concorda que a formação também busca contribuir na formação humana, política e social do indivíduo: “eles vão pensar a partir da realidade climática do Semiárido o que é possível a gente construir aqui, e se a gente não construiu até hoje foi porque geralmente são questões políticas, econômicas e técnicas. Então, essa formação também ajuda essa pessoa com sua autoestima elevada de sertanejo, povo do Semiárido também a repensar sua estrutura social e política”, pontua Moacir.

Atuação de ACR’s no Pró-Semiárido

“O Pró-Semiárido é um coletivo, que trabalha o ACR e todos os demais... para que o projeto de fato se efetive a gente precisa desse conjunto para o desenvolvimento das suas atividades, cada um com sua função”, compreende a jovem ACR Yara Silva, do município de Itiúba. Sobre o entendimento do papel de Agente Comunitária Rural no âmbito do Pró-Semiárido, Yara menciona que é “incentivar as famílias a melhorar suas atividades, tá observando o andamento do projeto... a gente precisa tá ajudando a família, ajudando a desenvolver sua atividade, pra que essas famílias consigam ter uma renda na sua própria propriedade e que não precise tá migrando para outras regiões”.

Sobre isso Lyra complementa: “Ele tem o papel de fazer a ponte entre o projeto Pró-Semiárido e a comunidade, como também a entidade que atua nessas comunidades. Ele também tem o papel de assessorar e ajudar as associações locais para que possa exercer e desenvolver e executar os planos de desenvolvimento e investimento”. Diante essa responsabilidade, Yara acredita que essa formação vai contribuir significativamente no seu trabalho, dando destaque ao eixo social: “a gente vai aprender a conviver melhor com as pessoas, a dialogar. A gente acha que a parte social é fácil e não é, no dia a dia a gente encontra certas dificuldades, aqui vai ser um aprendizado”, declara a jovem.

A formação segue até o dia 21 de setembro, e é uma atividade Pró Semiárido, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Pró-Semiárido promove formação para Agentes Comunitários/as Rurais do projeto

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005