IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Assembleia anual da AMINE discute impactos dos grandes projetos no Nordeste

Assembleia anual da AMINE discute impactos dos grandes projetos no Nordeste

Entre os dias 05 e 08 de novembro, integrantes da Associação de Missionários/as do Nordeste – AMINE se reuniram em Jaguarari na XVII Assembleia anual da entidade, que este ano baseou suas discussões no tema “Os Grandes Projetos de Desenvolvimento e os impactos sobre o meio ambiente, a saúde do povo e o modo de vida das populações”.

Padres e freiras, missionários/as, leigos e leigas, religiosos/as integrantes da associação encaminharam demandas internas da instituição, além de realizar momentos estudo e de oração e reflexão, sempre com animação dos cantos populares que chamam atenção para a importância da caminhada da igreja em defesa dos pobres.

No terceiro dia da assembleia, representantes do Irpaa compartilharam informações relacionadas ao contexto atual da estiagem no Semiárido brasileiro e em seguida facilitaram o debate acerca dos principais projetos existentes ou em desenvolvimento hoje nos diversos estados do Nordeste, os quais tem provocado sérios impactos negativos para a preservação ambiental e para a vida das pessoas de modo geral. As/os participantes apontaram os principais problemas que obras como a Transposição do Rio São Francisco, Ferrovia Transnordestina e empreendimentos como mineradoras, parques eólicos, complexos portuários, etc, tem trazido para a região, em especial para as comunidades rurais que sofrem de forma mais direta com isso.

Animação para a luta

As discussões estimularam o grupo a reafirmar a necessidade de enfrentar tais problemas nas áreas onde a AMINE está representada e encaminharam estratégias para tal, ressaltando, sobretudo, a preocupação com a juventude neste contexto. A preservação das culturas, do modo de vida camponês e das lutas e movimentos de resistência também foram necessidades levantadas. “Todos nós que assumimos um compromisso missionário, assumimos o compromisso por uma nova sociedade e isso implica dizer que a gente precisa transpor esse modelo de desenvolvimento econômico que aí está, que beneficia o agro e hidro negócio, beneficia a classe dominate que historicamente vem explorando as minorias, expulsando o povo da terra”. disse João Irineu, educador popular da Paraíba e membro da associação. Para ele, a educação popular tem papel fundamental nesse processo: “A gente precisa fortalecer a análise do que está por trás desse discurso de desenvolvimento”, defendeu.

Para o atual presidente da AMINE, Regis Gonçalves, é importante que se discuta os benefícios e principalmente os prejuízos dos grandes projetos para a partir daí trabalhar com as comunidades. “Nós que estamos ligados diretamente com as comunidades, com o povo, que são as pessoas que sofrem diretamente com isso, temos que discutir cada vez mais para que a gente possa se aprofundar, por isso o tema dessa assembleia foi esse”, justifica o missionário que atua na região de Jaguarari.

A assembleia aconteceu na Paróquia São João Batista, pertencente a Diocese de Senhor do Bonfim, e contou com a participação de cerca de 30 membros da AMINE representantes dos Polos São Francisco, Mandacaru, Litoral e Ceará.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Assembleia anual da AMINE discute impactos dos grandes projetos no Nordeste

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005