IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Medicamentos naturais garantem a boa saúde da criação

Medicamentos naturais garantem a boa saúde da criação

 

Durante curso de formação para Convivência com o Semiárido em áreas de sequeiro, 49 agricultores e agricultoras realizaram uma visita ao Sítio Acauã, em Juazeiro – BA. Acompanhados pelos técnicos do projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER, o grupo pode ver na prática a importância dos cuidados necessários para com a criação, principalmente no que se refere à instalação do chiqueiro e aos cuidados sanitários a partir da utilização de materiais, medicamentos e produtos naturais oriundos da caatinga.
 
Localizado na beira da estrada que liga Juazeiro à Sobradinho, o sítio possui atualmente cerca de 400 caprinos e ovinos de diversas raças, como Boer, Dorper, Kalahari, Savana, Saanen e Santa Inês, todos criados conjuntamente numa área de três ha aproximadamente. Alimentados por milho, bagaço de cana com melaço e capim, este último abundante no próprio sítio pela utilização do esterco oriundo dos animais, alguns indivíduos chegam a engordar diariamente cerca de 400g, atingindo uma margem de peso ideal para um bom desenvolvimento e, consequentemente, uma boa venda.
 
Além da forma de alimentação, da estrutura adequada do chiqueiro e da importância do cuidado com sua limpeza, os/as agricultores/as puderam debater a importância da utilização de medicamentos e outros produtos naturais, feitos a partir do que a caatinga oferece e que garantem a boa saúde e o bom desenvolvimento da criação. Há um ano, aproximadamente, que Pedro, gerente e responsável pelo cuidado dos animais no sítio, afirma não utilizar medicamentos farmacêuticos. Apenas as vacinas são compradas. “Os animais são mais saudáveis. Eles se criam mais saudáveis, porque quando você vai utilizar outros produtos, os bichos empesteiam. Com o uso de produtos naturais, eles têm um melhor desenvolvimento, têm uma saúde melhor”, diz.
 
No final da tarde, foi discutida a importância da união nas comunidades, através do fortalecimento das associações, para a melhoria da qualidade genética da criação e para maior divisão dos conhecimentos, como, por exemplo, quais plantas naturais da caatinga podem ser usadas para doenças comuns como cegueira, problemas respiratórios e na pata. “Como nós somos pequenos produtores, mesmo não tendo dinheiro para comprar animais para fazer um rebanho como este, uma ideia boa é estar nos juntando na associação para comprar o animal e poder melhorar a genética dos animais de nossa comunidade, e também discutir quais os melhores cuidados”, afirmou Denise, agricultora do município de Curaçá.
 
A visita fez parte do curso de formação de lideranças em áreas de sequeiro, realizado no Centro de Formação Vargem da Cruz entre os dias 25 e 28 de janeiro, através do projeto ATER, executado pelo IRPAA nos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Curaçá, Canudos e Uauá.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Medicamentos naturais garantem a boa saúde da criação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005