IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto Ater realiza mais uma atividade recreativa

Projeto Ater realiza mais uma atividade recreativa


No ultimo dia 23, a comunidade de Carnaíba de Dentro, em Juazeiro, contou com mais uma ação do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural executado pelo Irpaa. Desta vez aconteceu uma reunião para discutir sobre os passos para o acesso às Políticas Públicas para a Agricultura Familiar no meio rural. Como parte desta ação coletiva foi realizada também a atividade recreativa com as crianças (filhos e filhas dos/as produtores/as rurais presentes na reunião).

A recreação teve a duração de quatro horas e contou com a contação de histórias, construção de desenhos, roda de leitura e conversa, além da realização de jogos e brincadeiras. Esse tipo de atividade acontece desde o mês de setembro deste ano em seis municípios do Território Sertão do São Francisco. Além de Juazeiro, também participam dessas atividades os municípios de Curaçá, Casa Nova, Canudos, Sobradinho e Uauá.

Para Mateus Silva, de 11 anos, as atividades recreativas são inovações necessárias para a sua comunidade. “Acho bom brincar e contar histórias. É uma coisa diferente a gente estar com os colegas numa atividade como essa”, ressaltou Mateus que participou da atividade no ultimo sábado.

As atividades recreativas (realizadas de forma paralela as atividades coletivas) são ações do Ater/PBSM (Programa Brasil sem Miséria) e estão dentro da proposta de Convivência com o Semiárido defendida pelo Irpaa. A intenção é que este tipo de atividade incentive as produtoras rurais a participarem mais dos momentos coletivos conduzidos pelo projeto e pelo Irpaa, pois, com as recreações acontecendo paralelo as ações coletivas, as mães podem participar das reuniões, dias de campo e outros momentos sem se preocuparem com seus filhos e filhas.

“Dentro da proposta de Ater, as recreações são atividades essenciais tendo em vista que as crianças são agentes das comunidades e como tais precisam desde cedo se integrar às discussões sobre as suas vivências", argumentou a pedagoga e colaboradora do Irpaa, Alaíde Régia Sena. A aposta em iniciativas educativas como estas podem ter importante desdobramentos futuros, uma vez que "esse público que hoje é foco das ações, serão homens e mulheres que conduzirão as organizações comunitárias, políticas, produtivas, sociais no campo e na cidade”, destaca Alaíde que ressalta ainda a importância que tem o Projeto de Ater como um todo.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto Ater realiza mais uma atividade recreativa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005