IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Estudantes do curso agronomia da Uneb, em Euclides da Cunha, participam de dia campo sobre o potencial forrageiro da caatinga

Estudantes do curso agronomia da Uneb, em Euclides da Cunha, participam de dia campo sobre o potencial forrageiro da caatinga

 Estudos tem revelado que mais de 70% das espécies botânicas da caatinga participam significativamente na dieta alimentar dos ruminantes domesticados. (Araujo Filho et al. 1995). O bioma Caatinga apresenta uma vasta diversidade de espécies vegetais que servem como fonte alimentar para diversos animais. Contudo, a sua utilização para alimentação animal deve acontecer de forma sustentável, pois, algumas plantas endêmicas deste bioma, apresentam ameaças de extinção. Nesta perspectiva, estudos demostram que determinadas plantas apresentam alto valor nutritivo servindo assim, como alternativa para alimentação dos animais, bem como a produção e conservação de forragem.

A partir dessa compreensão foi realizado um dia de campo com estudantes de agronomia da Universidade Estadual da Bahia – Uneb, no município de Euclides da Cunha, onde aconteceu uma importante discussão sobre o potencial forrageiro da Caatinga, a experiência das comunidades tradicionais de fundo de pasto e experiências práticas de uso e conservação de forragens na Caatinga.

O momento foi coordenado pelos colaboradores Irpaa Vanderlei Leite e Wermerson Cardoso, onde enfatizaram a experiência do Irpaa no trabalho de divulgação e consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido, direcionando a discussão sobre a experiência das comunidades tradicionais de fundo de pasto, considerando a luta terra e o sistema de produção viável para a região, também foi dialogado sobre as principais espécies de plantas forrageiras da Caatinga, sua utilização e informações nutricionais.

Outra temática trabalhada no dia de campo foi sobre os métodos de armazenamento de forragem, na perspectiva de suprir as necessidades nutricionais dos animais durante o período de estiagem, também foi discutido sobre a da capacidade de suporte da caatinga, levando em consideração os cálculos que são realizados para demostrar de fato a quantidade de animais uma determinada área suporta.

Após todo o momento de discussões e estudo, os/as participantes participaram de uma prática de preparação de silo com plantas da caatinga, sendo utilizadas folhas de catingueira (Caesalpinia pyramidalis), Juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart) e Faveleira (Cnidoscolus phyllacanthus).


De acordo com a estudante Vanessa Rodrigues, do 6º período do curso de agronomia da Uneb, campus de Euclides da Cunha, o dia de campo foi bastante produtivo, a turma consegui concretizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática e ter o contato com o trabalho de assessoria técnica e extensão rural realizado pelo Irpaa. Para Milena de Oliveira, organizadora do dia de campo e professora da disciplina de Forragicultura na Uneb, avalia atividade positivamente e busca manter a parceria com o Irpaa para a realização de novas atividades.


Textos: Vanderlei Leite e Wermerson Cardoso - colaborador do Irpaa.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes do curso agronomia da Uneb, em Euclides da Cunha, participam de dia campo sobre o potencial forrageiro da caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005