IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade de Carnaíba do Sertão elabora plano de investimento do Projeto Pró-Semiárido

Comunidade de Carnaíba do Sertão elabora plano de investimento do Projeto Pró-Semiárido

O Centro Comunitário Silva da Cunha Melo recebeu agricultores e agricultoras do Distrito de Carnaíba do Sertão, interior de Juazeiro-BA, que participam do projeto Pró-Semiárido. A reunião aconteceu na última terça-feira (14), na comunidade de lajinha, com o objetivo de construir o plano de investimento da comunidade, com foco na atividade de caprinovinocultura e quintais produtivos, atividades já presentes nas comunidades do Distrito.

O plano de investimento é construído de forma coletiva entre os/as agricultores/as e equipe técnica do projeto, a partir das metodologias da linha do tempo, matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), entres outras ferramentas que auxiliam na identificação das potencialidades e necessidades das famílias para dessa forma construir o plano de investimento. De acordo com Clérison Belém, colaborador do Irpaa e coordenador do projeto, a elaboração do plano permite “chegar a uma proposta viável para as comunidades. Uma grande vantagem desse momento, do plano de investimento, é que a gente não chega com nada pronto, a partir da fala dos agricultores, da exposição das dificuldades, das potencialidades a gente vai construindo um planejamento tanto econômico, social e ambiental”, afirma.

Para potencializar a construção do planos, os/as presentes foram divididos em dois grupos a partir de afinidade, um grupo de criação de cabras e ovelhas e outro de quintais produtivos. Durante o debate, o grupo de caprinovinocultura levantou a necessidade de investir em formação sobre sanidade animal, produção de forragem, silo entre outros alimentos para criação, aquisição de forrageiras, sistema de irrigação, construção de tecnologia de captação e armazenamento de água da chuva, atividades de recaatingamento, entre outras ações.

Para a criadora de cabras e ovelhas, Maria de Socorro Gomes, a formação na produção de ração para os animais vai trazer melhorias no cuidado diário com as cabras, além permitir a expansão das áreas de cultivo. A agricultora também destacou que nesse período de estiagem prolongada ela tem alimento suficiente para suas criações: “eu não tive esse problema, com a água que eu tenho eu fui expandido as plantações, o capim leucena, palma…aí com essa seca tá dando pra levar”, diz Maria do Socorro.

Práticas de produção agroecológica, intercâmbio, formação voltada para educação ambiental, construção de viveiros para produção de hortaliças, estruturação de galinheiros foram algumas das ações presentes no plano de investimento do grupo de quintais produtivos. A agricultora Marisa Nunes, que hoje cria galinhas e cultiva fruteiras, deseja que através do projeto ela possa ampliar essas atividades e “no futuro, eu possa está vivendo do que eu cultivar no meu quintal...e esse momento é muito importante, porque pra ter o conhecimento é preciso compartilhar. No caso, a equipe do Irpaa não poderia identificar quais as nossas necessidades se a gente não tivesse esse diálogo”, pontua a agricultora.

Nessa quarta-feira (15) é a vez da comunidade do Salitre receber a atividade de construção do plano de investimento, as demais comunidades beneficiadas com o projeto Pró-Semiárido também realizarão essa atividade. O projeto Pró-Semiárido é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e, em Juazeiro, executado pelo Irpaa.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade de Carnaíba do Sertão elabora plano de investimento do Projeto Pró-Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005