IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encerram nesta quinta-feira inscrições para o I Encontro dos cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste

Encerram nesta quinta-feira inscrições para o I Encontro dos cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste

 

Interessados/as em participar do I Encontro dos Cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste tem até às 16h do dia 11 de maio (quinta-feira) para realizar a sua inscrição no evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Dentro do evento acontece também a I Oficina para Construção de Plataforma Colaborativa de Pesquisa/experimentação e Pós-Graduação em Agroecologia do Nordeste.

Com o tema “Construindo e fortalecendo plataformas e articulações em Redes”, o encontro acontecerá de 15 a 18 de maio, no auditório Multieventos da Univasf, em Juazeiro/BA e tem como público-alvo instituições de pesquisa, ensino e extensão, organizações e movimentos sociais, Núcleos de Agroecologia das Universidades e Institutos Federais, estudantes, professores, agricultores/as, pesquisadores/as, Redes de educação contextualizada, Escolas Técnicas, etc.

A proposta do evento é construir uma síntese a partir das experiências apresentadas e contribuir com a definição de caminhos para construção de conhecimentos e propostas acerca da viabilidade de um modelo de desenvolvimento realmente sustentável para o Nordeste e em especial para o Semiárido, tendo em vista o desafio de contrapor-se ao que é imposto pelo agronegócio. “O desafio é grande, primeiro porque nós temos os problemas justamente pela falta desta discussão”, diz o Coordenador do Núcleo de Agroecologia Sertão Agroecológico, Helder Freitas, ratificando a importância do evento para avançar no fortalecimento de uma proposta agroecológica para a região.

A pesquisadora da Embrapa, Aldete Fonseca, destaca que este evento é pioneiro no país e que será uma oportunidade para agrupar pessoas e instituições que estão estudando e colocando em prática a agroecologia. Para a pesquisadora, o momento também tem o objetivo de avaliar como os cursos e as pesquisas vem sendo implementados, haja vista que é de fundamental importância pesquisas apropriadas e com participação social. Ao final do evento serão construídas perspectivas para o ensino e pesquisa que contribua com a disseminação da agroecologia nesta região.

Na programação consta rodas de diálogo, socialização de experiências, instalações pedagógicas, exibição de vídeos, momentos para manifestações da cultura popular, trabalhos em grupo, cirandas. O I Encontro dos Cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste é realizado por um conjunto de instituições públicas ligadas ao governo da Bahia e ao Governo Federal juntamente com organizações civis preocupadas em fortalecer esta discussão no Nordeste brasileiro.

Texto: Comunicação Irpaa

Imagem: Divulgação


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encerram nesta quinta-feira inscrições para o I Encontro dos cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005