IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Movimentos sociais do Vale do São Francisco entregam Carta à presidente Dilma em visita à Juazeiro

Movimentos sociais do Vale do São Francisco entregam Carta à presidente Dilma em visita à Juazeiro

A presidente Dilma Rousseff esteve em Juazeiro (BA) na manhã desta sexta-feira (14). O motivo da vinda foi a entrega de 1.480 moradias a juazeirenses através do Programa de habitação do Governo Federal, o "Minha Casa, Minha Vida". Recebida pelas famílias contempladas pelo Programa, movimentos sociais, lideranças políticas da região e militantes petistas, a presidente destacou em sua fala temas como a Convivência com o Semiárido e preservação do Rio São Francisco.

Após a solenidade de inauguração do Residencial Juazeiro I, localizado no bairro Itaberaba, representantes de movimentos sociais da região entregaram documento, cujo conteúdo reafirma o apoio a democracia e aponta algumas reivindicações relacionadas à agricultura familiar, juventude, educação, mulheres, negros e negras, LGBT, povos tradicionais. A Carta dos Movimentos Sociais do Vale do São Francisco foi assinada por 18 organizações sociais com atuação na região, dentre estas movimentos populares do campo e da cidade, federações, ONG's, articulações, etc.

Ao iniciar seu pronunciamento, a presidente Dilma saudou a Articulação do Semiárido brasileiro - Asa, representada no palco por Cícero Félix, destacando o papel importante na construção de um milhão de cisternas no Semiárido brasileiro. Em outro momento do discurso, ela novamente fez referência a parceria do governo federal com a Asa para construção de tecnologias de captação de água da chuva, enfatizando que é necessário criar condições para que as pessoas não sofram com a estiagem prolongada. "Nós fizemos juntos um milhão de cisternas, levando água para a população rural que precisa da água para viver e pra plantar", lembrou. Reafirmando que o governo compreende a seca como fenômeno natural, frisou: "a gente não combate a seca, a gente convive com a seca".

Provocada pelo prefeito Isaac Carvalho sobre medidas de proteção ao Rio São Francisco, Dilma afirmou que é preciso cuidar do rio, apontando a relação da degradação da bacia com as mudanças climáticas. "A gente tem de olhar para o São Francisco, a primeira coisa que a gente tem de fazer no São Francisco é recuperar as margens, porque um dos fatores de agravamento da seca é falta de mata ciliar", considerou.

Para os movimentos sociais, a ida de militantes ao evento, as representações presentes no palco e a entrega do documento constituem um conjunto de manifestações em defesa da democracia no país e sinalizam a abertura do governo para as reivindicações e críticas de um público que nas eleições de 2014 contribuiu significativamente para a reeleição da presidente Dilma.

 

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Movimentos sociais do Vale do São Francisco entregam Carta à presidente Dilma em visita à Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005