IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Famílias do Sertão do São Francisco conhecem experiência de Recaatingamento em propriedade de Valente (BA)

Famílias do Sertão do São Francisco conhecem experiência de Recaatingamento em propriedade de Valente (BA)

A degradação da Caatinga em sua propriedade já na década de 1970, fez Seu Luiz Mota perceber que precisava agir para que tudo não virasse deserto. Mas só em 1997, ele colocou em prática um desejo antigo e começou o processo de recaatingamento da área, que 20 anos depois se tornou um exemplo de dedicação e persistência, com uma região recuperada e dando frutos. “Nunca me senti desanimado, pois quando vem a chuva, o ânimo e a energia que surge é como se tivesse começando a plantar os primeiros pés”, disse.

Foi para conhecer essa experiência de sucesso que o Irpaa organizou, no último dia 16, uma visita à propriedade do S. Luiz, na comunidade de Lagoa Redonda, a 9 km da sede de Valente (BA). O agricultor, que é sócio do Irpaa, recebeu moradores/as de diversas comunidades do Sertão do São Francisco, colaboradores/as da instituição e estudantes da República do Irpaa para conhecer e se animarem com os processos de recaatingamento que estão apenas começando no Sertão do São Francisco.

Segundo José Moacir dos Santos, colaborador do Irpaa, essa visita faz parte das atividades do projeto Recaatingamento, que teve início no ano de 2010, com a instalação das primeiras áreas de Recaatingamento nas comunidades, assim como as atividades em manutenção dessas áreas e novas áreas. “O objetivo dessa atividade foi animar as pessoas a se manter firme no processo de recaatingamento, pois é um processo lento e demorado, que se a família não se animar, ela chega a desistir. Então, visitar uma família que já tem 20 anos de recaatingamento que deu certo, com cuidado e zelo, as famílias que estão iniciando agora o processo se sentem motivadas a continuar o trabalho”, enfatizou.

Para Ana Neves dos Santos, agricultora e integrante da Associação de Fundo de Pasto em Canudos, essa foi uma experiência rica de aprendizado. “A gente já tem um conhecimento porque temos uma área assim de Fundo de Pasto. Mas ainda não está tão bem preparada. Aqui na casa de seu Luiz, é tudo muito bonito e tem muita coisa plantada aqui. Isso anima muito porque a gente tá vendo a Caatinga voltando, ainda mais porque onde a gente mora ta virando um deserto. Com essa experiência a gente vai cultivar alguma coisa né? Porque seu Luiz é um lutador”, afirmou.

A história de seu Luiz com a Caatinga, além de inspirar as/os demais agricultores e agricultoras ao visualizar um processo que deu certo, também o surpreendeu. “É um sentimento de gratuidade. Eu me pergunto como eu fiz essa transformação, que traz essa beleza, esse aconchego tão grande. Porque é um espaço tão belo, pra mim é um encanto. Sem falar nos resultados que gerou na manutenção alimentar dos animais que me dá um retorno econômico, e ainda gerou uma vida pro próprio solo e animais”, acrescentou seu Luiz. E concluiu: “O que deixo como mensagem é que temos que contribuir e abraçar essa causa da devastação ambiental para que a nova geração tenha uma qualidade de vida muito melhor do que nós nesse tempo presente”.

Dentre os/as 35 participantes da atividade, estavam representantes das comunidades de Angico e Barriguda, de Canudos; Ouricuri, Uauá; Jacaré e Curral Novo, Juazeiro; Melancia, Casa Nova; Bom Sucesso, Sobradinho; Pedrinha, Remanso; Lagoa do Sal, Campo Alegre de Lourdes; e Vereda da Onça, em Pilão Arcado. Além das comunidades, instituições e organizações de Valente, como a Fatres, também acompanharam a visita.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Famílias do Sertão do São Francisco conhecem experiência de Recaatingamento em propriedade de Valente (BA)

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005