IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Hidroestesia fortalece ação de Convivência com o Semiárido

Hidroestesia fortalece ação de Convivência com o Semiárido

Aconteceu no Centro de Formação Dom José Rodrigues em Juazeiro, Bahia, o Encontro de Hidroestesia ou buscadores/as de água, durante o período de 04 à 06 desse mês. Os buscadore/as de água são pessoas que tem a sensibilidade de encontrar a fendas de água no subsolo, o que possibilita a perfuração de poços e cacimbas. Essa prática ajuda a garantir o acesso a água ao povo do Semiárido, fortalecendo as ações de Convivência com o Semiárido.

Durante os três dias do encontro, os participantes debateram sobre o Semiárido, a realidade climática, as práticas adaptadas para garantir a criação de animais na região e aprofundaram os estudos em relação ao que é hidroestesia. Além de conhecer as tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, os cuidados necessários para garantir a qualidade dessa água entre outros temáticas.

A hidroestesia vem auxiliando na diminuição da deficiência hídrica existente nas comunidades do Semiárido, mas para além de encontrar à água, “o hidroestesista é habilitado a fazer toda uma discussão hídrica na comunidade, levando em consideração o subsolo da região, da propriedade” pontua Josemário Gonçalves, colaborador do Irpaa.

Para a participante do encontro, da comunidade de Amarante, localizada em Serrolândia, Ana Márcia de Oliveira, encontrar água nas propriedades dos agricultores/as é de suma importância para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Porém, para ela o maior desafio é ajudar os trabalhadores/as a encontrar alternativas para perfurar os poços, devido ao alto custo para essa atividade.

No decorrer do curso também é discutido qualidade da água adquirida nos poços cavados, o cuidado de não perfura cacimbas ou poços em área de caatinga, espaços de proteção ambiental. Maria Oberhofer, colaboradora do Irpaa e organizadora do curso comentou que, “após esse três dias do encontro, os/as buscadores/as são acompanhados/as nas sua comunidades, na sua realidade, até eles pegarem confianças... até eles ter essa segurança, identificação do local da perfuração”. Maria reafirma a necessidade dos hidroestesista trabalharem em conjunto com os grupos existente na sua região, fortalecendo essa prática.
 

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Hidroestesia fortalece ação de Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005