IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro intermunicipal apresenta experiência de educação no Semiárido

Encontro intermunicipal apresenta experiência de educação no Semiárido

Educadores/as e gestores/as de educação dos municípios baianos de Curará, Canudos, Capim Grosso, Juazeiro, Uauá, Pilão Arcado, além de Itacuruba em Pernambuco, fazem uma interessante amostra de experiências de educação voltadas para a realidade do Semiárido. Esses profissionais estão participando de mais um Encontro Intermunicipal de Educadores e Educadoras do Semiárido que acontece no período de 30 de outubro a 1º de novembro no Centro de Formação do Irpaa em Juazeiro.

 
Além das experiências muito bem pautadas nas realidades de cada município, ponto alto desse encontro, assuntos como direito à educação contextualizada, aprendizagem significativa, currículos escolares e formação continuada dos/das professores/as também estão na pauta do evento organizado por integrantes do Eixo Educação do Irpaa.
 
Uma das palestrantes do encontro, a professora Adelaide Pereira, representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Rede de Educação do Semiárido (RESAB ) debateu a temática Currículo Contextualizado e Aprendizagem Significativa. Adelaide disse que a proposta de educação para Convivência com o Semiárido, pano de fundo de toda a discussão, é uma ação que articula conhecimentos que dão significados às tantas realidades desta região, através de uma aprendizagem mais significativa que discute por exemplo, a água, a terra e o bioma caatinga com todos os tipos de vida e as relações das pessoas com este bioma, que deve ser estudado com todo seu potencial capaz de gerar desenvolvimento para as pessoas através de uma nova lógica que considere a cultura e os costumes do lugar.
 
A professora destaca a importância da formação continuada com as/os professores/as nesse processo que instiga um diálogo de saberes com os conhecimentos construídos e seus significados a partir das possibilidades de como viver bem no Semiárido. Ela destaca ainda a metodologia aplicada nesse processo presente nos currículos escolares, nas disciplinas e que permeia toda a escola, proporcionando formas de intervenção nos modelos de ensino com o objetivo de desmistificar estereótipos e preconceitos impostos sobre esta região.
 
Experiências
 
Escola Família Agrícola de Jaboticaba (Região de Capim Grosso) – Experiência baseada na interação Escola/Comunidade/Sociedade. Tem um currículo adaptado à realidade local e atua na valorização da cultura e conhecimentos produzidos pelas comunidades atendidas pela escola. Destaca a importância da apicultura como atividade produtiva praticada pelos estudantes e incentivada pela escola.
 
Escola José de Amorim (Lagoa do Salitre – Região de Juazeiro) – Destaca o trabalho de consciência ambiental a partir da preservação da água e as formas de coleta e reaproveitamento do lixo. Discute com estudantes e comunidade os efeitos causados pelo acúmulo do lixo e possibilidades das pessoas melhor se relacionar com esses problemas ambientais.
 
Escola Joca de Oliveira (Região de Juazeiro) – Mostrou projeto pedagógico que discutiu o sertão, a caatinga e o povo nordestino a partir do enredo da novela “ Cordel Encantado” , elemento da ficção que muito estimulou as/os estudantes a melhor compreender o Nordeste e seus fenômenos sociais como: o cangaço, o coronelismo, a guerra de Canudos.
 
Outros projetos e experiências de educação contextualizada e voltadas para a realidade do Semiárido foram mostradas por esses/as educadores/as que de alguma forma estão construido propostas inovadoras de políticas públicas que venham melhorar a qualidade da educação no Semiárido a partir de tantos elementos e valores que precisam ser considerados nos modelos de ensinos que são aplicados nesta região.
 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro intermunicipal apresenta experiência de educação no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005