IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ração com ingredientes da Caatinga pode melhorar a criação de galinhas em Remanso

Ração com ingredientes da Caatinga pode melhorar a criação de galinhas em Remanso

A alimentação dos animais é a base para bons resultados na atividade pecuária, podendo influenciar no preço de venda e na qualidade nutricional do animal a ser comercializado. No caso da galinha de capoeira, considerada um prato saudável e típico da nossa região, a criação é tradicionalmente desenvolvida por várias gerações de famílias no Semiárido e tem recebido incentivo do projeto Bahia Produtiva. Um dos exemplos é a comunidade Xique-Xique, no interior de Remanso-BA, onde famílias assessoradas pelo projeto foram contempladas com a construção de galinheiros e assessoria técnica com foco na atividade produtiva.

Maria Domingas Francisca dos Santos presidenta da Associação Agropastoril dos Pequenos Produtores Rurais de Xique-Xique e Arredores conta que o sonho de muitas mulheres da comunidade era construir um galinheiro para poder separar as aves das plantas no quintal e proporcionar também um lugar tranquilo para as galinhas pôr os ovos. “São estruturas que tem valor, que pela condição da família, elas não poderiam fazer uma estrutura desse porte, aí quando o técnico vem acompanhar, isso dá um pulo adiante para nos ajudar”, afirma a presidenta.

A criação de galinha capoeira trata-se de uma atividade de fácil manejo, que utiliza pequenas áreas de terra. Porém, apresenta como desafio a alimentação, já que esta pode representar até 70% dos custos totais de produção, além de criar dependência do criador ou criadora na compra de insumos externos como rações de farelos oriundos de grãos transgênicos. Para mudar essa realidade, a assessoria técnica do projeto estimula os agricultores e agricultoras a produzirem ração balanceada, com produtos oriundos da Caatinga.

De acordo com André Luiz, colaborador do Irpaa, para produzir a ração com elementos da própria roça o criador e a criadora precisam conhecer a composição das plantas e sementes que serão oferecidas às aves para garantir uma dieta balanceada. A dieta alimentar das galinhas precisa ter proteína e energia “e o que torna toda ração mais cara é a proteína. As plantas das Caatingas em geral são ricas em proteínas”, explica André.

O conhecimento básico sobre as exigências nutricionais, as principais fontes de alimentos e o manejo alimentar das galinhas foram os assuntos centrais do encontro comunitário que aconteceu em Xique-Xique.

A agricultora Gilmara Silva, moradora da comunidade, cria aproximadamente 45 aves e tem o milho como principal fonte de alimentação das galinhas. Depois da formação, as perspectivas de Gilmara para a melhoria no criatório são as melhores. “Agora eu vou produzir a ração como foi ensinado (…) com esses ensinamentos que vocês trouxeram hoje a gente vai ter renda maior”, explica a agricultora que aponta a criação de galinhas no Semiárido como uma atividade rentável. Mais importante que a geração de renda, a criação das aves melhora a alimentação das famílias, pois a galinha é uma fonte de proteína de grande importância para a dieta alimentar humana.

Maria Domingas destaca que a produção de ração a partir das plantas da Caatinga vai contribuir para as questões ambientais, “um incentivo a plantar plantas que a gente não tinha costume de plantar e de valorizar essas plantas que é de grande serventia para formulação de ração”.

A atividade realizada em Xique-Xique seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e faz parte do Projeto Bahia Produtiva, uma ação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR. O Irpaa executa o projeto no Território Sertão do São Francisco com recursos advindos de um acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Banco Mundial.

Texto e foto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ração com ingredientes da Caatinga pode melhorar a criação de galinhas em Remanso

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005