IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

História de resistência, luta e organização de Areia Grande chama a atenção da Caravana Agroecológica

História de resistência, luta e organização de Areia Grande chama a atenção da Caravana Agroecológica

Os relatos e depoimentos das lideranças e famílias da localidade de Areia Grande, interior de Casa Nova, durante a visita da Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano à comunidade, revelaram uma historia de luta, resistência e denuncias presente na vida de um povo unido e organizado. “Areia Grande é a comunidade mãe de todas as lutas contra as injustiças nessa região do São Francisco”, afirmou Rubem Siqueira, membro da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) e participante da Caravana.

Para o Presidente da Associação de Areia Grande, Valério Rocha, a união das famílias foi fundamental para a comunidade enfrentar as ameaças, que desde a construção da Barragem de Sobradinho, na década de 70, insistem em querer expulsar as pessoas de sua terra, destruindo a Caatinga, os solos e outros recursos naturais importantes para as famílias que vivem basicamente da criação de animais em áreas de fundo de pasto. Valério destaca que nos últimos anos, quando a Justiça de Casa Nova emitiu uma ordem de despejo em favor de empresários que se dizem “donos” das terras de Areia Grande, a comunidade vem enfrentando as mais violentas agressões e até atos de pistolagem como o que vitimou o líder comunitário José de Antero em 2009. Assassinato até hoje não esclarecido pela justiça.

Joaquim Ferreira da Rocha, mais conhecido por “Qimquim”, fundador da comunidade, diz que enquanto os direitos à vida e a dignidade do povo forem ameaçados pelos donos do dinheiro e até pelas interpretações injustas das leis, Areia Grande e todas as comunidades do entorno, vão estar firmes na luta, especialmente pela garantia de sua terra onde essas famílias nasceram, vivem e produzem com dignidade.

A Caravana Agoecológica do Semiárido Baiano, que  está acontecendo na região com a participação de entidades da sociedade civil, movimentos sociais e instituições púbicas, realizou na manhã desta quarta-feira (28), em Casa Nova, evento sobe Conflitos Fundiários. Na ocasião,  a situação enfrentada pelas famílias de Areia Grande foi denunciada na esperança de que as famílias dessa e de outras regiões, ameaçadas pela grilagem e por empreendimentos que destroem a vida, possam alcançar a paz, a justiças e a dignidades que tanto sonham.

Foto e texto - Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

História de resistência, luta e organização de Areia Grande chama a atenção da Caravana Agroecológica

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005