IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mais uma ação do Irpaa é realizada com estudantes e professores do município de Curaçá

Mais uma ação do Irpaa é realizada com estudantes e professores do município de Curaçá

O Eixo de Educação do Irpaa realizou no interior do Curaçá mais uma atividade de Educação contextualizada, a formação de professores/as relacionadas ao Projeto Horta Pedagógica e as atividades de leitura contextualizada com estudantes da sede e do interior de classes multisseriadas. As atividades aconteceram em paralelo, enquanto uma equipe de educadores do Irpaa estava com os estudantes desenvolvendo ações com o Baú de Leitura, a outra estava trabalhando a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECSA) com os professores destas turmas.

Teatro foi um dos recursos utilizados nas rodas de leituras com certa de 150 estudantes de classes multisseriadas de três escolas do interior de Curaçá, para abordar a importância e o incentivo a leitura. Com o uso de metodologias participativas as/os estudantes adentraram no universo da leitura de forma lúdica, recontando as suas próprias histórias.

“Como descolonizar a Educação, o currículo escolar?” Foi uma das questões norteadoras da formação destinada para cerca de 22 professores. Para isto, também foi realizado um levantamento sobre ECSA, posteriormente, através de filmes, trabalhos em grupos e atividades práticas, foi possível problematizar a temática da formação. Os resultados, além da interação, foram construções coletivas dos professores, como o planejamento e apresentação de aulas, trazendo as experiências e histórias da própria comunidade.

Outro assunto abordado foi a Água no contexto do Semiárido, discutindo a partir da realidade da comunidade até o debate sobre a água no mundo. Para Edineusa Souza, pedagoga do Irpaa, as/os professores “partiram de uma problematização, considerando os saberes já construídos da comunidade, mostraram que compreendem o princípio da contextualização”.

No dia 21 de maio as atividades aconteceram na escola de São Bento e no dia seguinte (22) foi a vez da Escola de Barro Vermelho, ambos do interior do município. Na escola Chapeuzinho Vermelho, localizada na sede do município, o Baú de leitura chegou para as/os estudantes e professore/as da EJA – Educação de Jovens e Adultos. O próximo encontro acontecerá no dia 06 de junho deste ano, na escola de Canabravinha, para tratar da História do Semiárido.

Estas ações fazem parte do Projeto Horta pedagógica e do Projeto Leitura Contexto e Subjetividades, parceria entre o Irpaa e a Secretaria de Educação do Município de Curaçá para a formação de Professores em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e outras ações, onde cerca 30 educadores/as e 300 estudantes já participaram destas atividades. Segundo a colaboradora do Irpaa, Alaíde Regia, uma das responsáveis pela atividade, a perspectiva é ampliar o trabalho para outras classes, além das multisseriadas.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mais uma ação do Irpaa é realizada com estudantes e professores do município de Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005