IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IRPAA é homenageado com Moção de Aplausos em Sento Sé

IRPAA é homenageado com Moção de Aplausos em Sento Sé

“A Câmara de Sento Sé reconhece e está orgulhosa pelo trabalho realizado no município. Espero que a experiência de vocês possa continuar ajudando o povo da nossa terra”. As palavras proferidas pelo vereador Jackson Coelho marcaram o início das homenagens ao Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA, na última sexta-feira (21). A sessão solene foi o momento escolhido para concessão de uma Moção de Aplausos pelo trabalho do instituto no município.

Em Sento Sé, o IRPAA desenvolve atividades estratégicas de consolidação da convivência com o Semi-Árido que priorizam a terra, água, a criação de animais e a educação, com destaque para o beneficiamento de produtos, com a criação da fábrica de doces no povoado de Lages e as atividades de formação de professores na Educação Contextualizada.

Durante a sessão, o coordenador do IRPAA, José Moacir dos Santos falou sobre a importância da parceria realizada entre a instituição e o poder público. “O IRPAA só conseguiu trabalhar em lugares em que temos apoio, aqui em Sento Sé trabalhamos há mais de 10 anos com uma comunidade organizada e animada. Esperamos continuar com esse apoio para continuarmos nosso trabalho”.

O coordenador aproveitou o momento para fazer um apelo para que os vereadores fiquem atentos às questões fundiárias. “Segundo o INCRA, Sento Sé é o município que menos reivindica a regulamentação da propriedade da terra na região. O agricultor precisa ter essa segurança, pois ele não vai querer trabalhar e fazer benfeitorias em uma terra que não é sua legalmente. Se queremos ajudar o homem a se fixar no campo temos que garantir a ele ao menos à propriedade de sua terra. Para isso esperamos contar com o apoio da casa legislativa. É bom sabermos que estamos no caminho certo para a construção de uma realidade mais positiva”.

No decorrer da sessão a chefe de gabinete da Secretaria de Educação de Sento Sé, Adébora Almeida, foi convidada a prestar uma homenagem ao instituto. Em seu discurso, Adébora afirmou que desde o início dos trabalhos percebeu a mudança de paradigmas com a proposta de convivência com o Semi-Árido. “O fruto mais gostoso de todo o trabalho foi a retomada do vínculo com a natureza em busca de uma vida mais sustentável. Através do IRPAA percebemos que era preciso rever nossas ações”.

Emocionada, a professora Mariluzia Oliveira Amaral, representante da comunidade de Brejo da Brásida, também fez o uso da palavra. “Nós somos gente e temos os pés no chão, como dizia Paulo Freire. O IRPAA nos deu ânimo e mostrou que somos muito mais. É preciso que a comunidade de Sento Sé acorde para a necessidade de entendermos melhor o lugar onde vivemos".


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA é homenageado com Moção de Aplausos em Sento Sé

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005