IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Municípios do Sertão do São Francisco discutem fortalecimento do Sisan

Municípios do Sertão do São Francisco discutem fortalecimento do Sisan

Com o propósito de fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o estado da Bahia, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), vem realizando etapas de formação visando a construção de uma rede de agentes sociais que fomentem a discussão sobre o tema nos municípios e territórios do estado.

No Território Sertão do São Francisco, o encontro aconteceu nos últimos dias 04 e 05 e contou com a participação de representantes de oito dos dez municípios que fazem parte deste Território de Identidade. A realização de um diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios e o debate acerca da criação de conselhos municipais foram as principais incubências levadas pelos participantes do encontro. Este diagnóstico deverá ser repassado ao governo do estado para subsidiar a criação de um Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e posteriormente planos e leis municipais que ajudem a garantir este direito humano

Toda esta movimentação contribui para o funcionamento do Sisan, criado por meio da Lei nº 11.346/2006, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. "O Sisan está em formação, para funcionar tem de ter as instâncias estaduais e municipais também funcionando", opina José Moacir, que representa o Irpaa no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Juazeiro e da Bahia.

Juazeiro é o único município do Território que já possui Conselho, um dos encaminhamentos do encontro é de que esta discussão seja iniciada nos demais municípios e que em Juazeiro este mecanismo de participação social possa ser reanimado. De modo geral, "é necessário perceber que instâncias já existem ou precisam ser criadas para garantir o direito à alimentação", diz Moacir.

Atualmente diversos programas e serviços ligados à Segurança Alimentar e Nutricional são oferecidos a partir de outros sistemas como o Suas (Sistema Único de Assitência Social) e o Sus (Sistema Único de Saúde). Programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), no entanto, vem se consolidando no Brasil e são resultados da ação integrada entre sociedade civil e poderes públicos no sentido de garantir este direito à toda a população.

Após as etapas territoriais está prevista um encontro estadual para indicar as políticas e ações que precisam ser instituídas para pleno funcionamento do sistema.

Foto: Seiasc

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Municípios do Sertão do São Francisco discutem fortalecimento do Sisan

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005