IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Famílias agricultoras despertam para a importância de ocupar espaços de comercialização

Famílias agricultoras despertam para a importância de ocupar espaços de comercialização

A temática foi trabalhada em um intercâmbio na comunidade Tanque Novo em Juazeiro

“Com essa atividade a gente já tá envolvido pra voltar a feirinha. Aqui na comunidade Tanque Novo já teve, muito tempo atrás, e o pessoal agora tá com vontade de fazer outra feirinha, começar de novo. E eu acho que, dessa vez, agora vai, com fé em Deus!”, relata motivado o vice-presidente da Associação da comunidade Tanque Novo, em Juazeiro, Carlos Antônio Oliveira. A afirmação reflete um dos resultados de um intercâmbio realizado na localidade com agricultores/as de outras duas comunidades do município.

Essa troca de saberes, que aconteceu em conjunto com oficinas, abordou temas relacionados à comercialização de produtos da Agricultura Familiar. Durante as atividades, os/as participantes debateram, por exemplo, de que forma eles/as podem escoar a produção, seja animal ou vegetal.

As discussões fizeram Josielson Araújo despertar para a compŕeensão das potencialidades que já existem entre as famílias agricultoras. “Nos ajudou a entender as possibilidades que temos e podemos estar buscando para que a gente possa comercializar o nosso produto. Inclusive, dentro da própria comunidade, porque acontece muito a gente ter que sair e comprar fora, a gente tendo quem nos forneça dentro da própria comunidade. A gente só tem a agradecer por esse incentivo, por compartilhar conosco esse conhecimento e nos ajudar a entender aquilo que é o nosso potencial maior e que a gente pode estar seguindo nesse encaminhamento”, destaca o jovem agricultor da comunidade Serra dos Badecas, em Juazeiro.

Os conhecimentos partilhados nas atividades vão contribuir ainda para potencializar o planejamento das famílias e, consequentemente, fortalecer a agricultura familiar da região. “[...] A gente lá, tá num grupo produtivo, a gente sabe como vender, como comprar os insumos, então isso é muito importante para cada um levar pra sua comunidade”, enfatiza a vice-presidente da associação da Comunidade Quilombola Pau Preto, na região do Salitre, Clemilda Soares.

Esse Intercâmbio e Oficina na comunidade Tanque Novo, Distrito de Pinhões, em Juazeiro, reuniu 33 agricultores/as, incluindo os representantes das comunidades de Serra dos Badecas e da Comunidade Quilombola Pau Preto. Todos/as são assessorados/as pelo projeto Ater Agroecologia, que é executado pelo Irpaa, com o financiamento do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Fotos: David Motta - Eixo Produção Apropriada do Irpaa
Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Famílias agricultoras despertam para a importância de ocupar espaços de comercialização

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005