IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Audiência pública inicia discussão sobre Política de Fundos Solidários em Pernambuco

Audiência pública inicia discussão sobre Política de Fundos Solidários em Pernambuco


O Fórum da Economia Popular Solidária de Pernambuco (FEPS-PE), através da deputada estadual Teresa Leitão e do deputado estadual Sérgio Leite promove, nesta segunda-feira (27), das 9h às 13h, uma Audiência Pública – Por Políticas Públicas de apoio aos Fundos Solidários. A audiência será no auditório do Anexo I da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no bairro da Boa Vista, no Recife.

O principal objetivo da audiência é mobilizar a sociedade civil e o governo do Estado para elaborar estratégias para incidência na construção de Políticas Públicas para o fortalecimento dos Fundos Solidários em Pernambuco.

Segundo Ângelo Zanré, coordenador das ações de Economia Popular Solidária na organização Cáritas Brasileira Nordeste 2, integrante do FEPS-PE, a ideia é criar uma comissão que dialogue com o governo do Estado. “Queremos ampliar o debate sobre finanças solidárias, e também estabelecer ações de articulação entre os Fundos Solidários no Estado, visando uma Política Pública de apoio”, diz.

A audiência pública contará com a participação de deputados estaduais e federal, representantes da sociedade civil, empreendimentos econômicos solidários, entidades de assessoria e fomento. Além de integrantes dos comitês gestores de fundos solidários (nacional e estadual).

Os Fundos Solidários no Brasil

Constituem uma metodologia de apoio financeiro às atividades produtivas de caráter associativo mediante compromissos devolutivos voluntários, considerando formas flexíveis de retorno monetário ou equivalência por produtos ou serviços, ou ainda sem retorno, dirigidos para o atendimento de comunidades ou grupos associativos produtivos que adotam princípios de gestão compartilhada e convivência solidária.

Mapeamento em Pernambuco

De maio de 2011 a agosto de 2012 foi realizado um mapeamento dos Fundos Solidários existentes no Estado. Na ocasião, foi identificado um conjunto com 46 (quarenta e seis) experiências na prática dos Fundos Solidários, sendo (13) no Sertão do Pajeú, (05) na Região Metropolitana do Recife, (28) na Região Agreste. No total, 2.697 famílias estão sendo beneficiados diretamente, através dos empreendimentos econômicos solidários presentes em Pernambuco.

A partir das experiências dos Fundos Solidários é possível identificar a forte presença de produtores rurais organizados; experiências da agricultura familiar e da agroecologia possibilitando às comunidades de baixa renda criar e desenvolver as redes de produção e comercialização da agricultura familiar.

Economia Popular Solidária (EPS)

É uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais. É ainda uma maneira de combater as desigualdades do atual sistema e de construção de outro modo de produzir, consumir e de pensar as relações entre as pessoas.

Fonte: Kilma Ferreira, assessora de Comunicação da Cáritas Nordeste 2

disponível em: caritas.org.br
 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Audiência pública inicia discussão sobre Política de Fundos Solidários em Pernambuco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005