IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IV Festival do Umbu reafirma a viabilidade da Convivência com o Semiárido

IV Festival do Umbu reafirma a viabilidade da Convivência com o Semiárido

Em sua 4ª edição, o Festival do Umbu de Uauá hoje já está no calendário da Agricultura Familiar na Bahia. Quem foi ao evento este ano conferiu importantes iniciativas que confirmam a viabilidade da Convivência com o Semiárido, a partir principalmente da valorização da caatinga.

Chamou atenção das/dos visitantes a culinária à base de um umbu, com produtos como sorvetes e caldas, manjar, tortas recheadas, licor, nego bom, além dos já conhecidos doces, compotas e geleias. Realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – Coopercuc, o Festival teve grande notoriedade na região, inclusive contando com a participação de representantes do Governo Federal e Estadual que entregaram equipamentos à Cooperativa.

A abertura foi marcada pela fala do presidente, Adilson Ribeiro Santos, que destacou que o trabalho da Coopercuc está também na dimensão social, na mobilização e discussão das necessidades das comunidades. Aproveitando a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, Adilson cobrou do Governo a diminuição do valor dos impostos hoje pagos pelas cooperativas que é igual ao valor pago pelas grandes empresas, uma grande injustiça, segundo ele. Na mesa de abertura estiveram representados também parceiros na realização do evento, como o Irpaa, Prefeitura de Uauá, Sebrae, EBDA, Banco do Nordeste, CAR, MOC/ASA, Conab, a deputada estadual Fátima Nunes, entre outros.

Na noite do dia 25 o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro, através do Programa Semeando Renda fez a entrega de dois caminhões baú refrigerados a serem utilizados pela Coopercuc, que recebeu também do da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária da Bahia, uma máquina empacotadeira. Para a tesoureira da cooperativa, Benedita Varjão, o equipamento vai melhorar bastante o trabalho já desenvolvido, principalmente no que diz respeito à demanda dos mercados institucionais, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para quem as unidades de beneficiamento já entregam produtos diversos.

 

Atrativos

O espaço central do evento, nomeado Vila da Agricultura Familiar, foi o local reservado para exposição e comercialização de produtos dos empreendimentos de Economia Solidária vindos de diversas partes do estado, bem como para demonstração dos trabalhos realizados pelas entidades parceiras.

No local houve também mesas de discussão e oficinas para o público do evento que variou desde produtores/as rurais a estudantes, técnicos/as, autoridades políticas, artistas. Os shows musicais, apresentações teatrais e apresentação de manifestações culturais foram também prestigiadas por quem esteve em Uauá nos dias 24 e 25.

Nos estandes, além do umbu, outras matérias-primas como a mandioca, maracujá da caatinga, palha de banana, madeira, estavam presentes através de produtos diversos que poderiam ser vistos, degustados e também adquiridos pelos visitantes. A produção orgânica também chamou atenção, especialmente o café orgânico produzido na região da Chapada Diamantina, destilantes, derivados da mandioca, frutas e hortaliças.

Para o presidente da Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar da Bahia - ASCOOB, José Crisóstomo, o Festival é uma oportunidade de mostrar a importância do Cooperativismo na geração de trabalho e renda a partir do aproveitamento das riquezas no sertão. A produtora Paula Rejane, da comunidade de Jatobá, em Curaçá, concorda e afirma que estes eventos só tem fortalecido as organizações que apostam na agricultura familiar como alternativa, a exemplo do grupo que ela integra, Grupo de Mulheres Quilombá e esteve participando do evento expondo e comercializando derivados da mandioca.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IV Festival do Umbu reafirma a viabilidade da Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005