IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ministro do MDA assume compromisso com agricultores/as em encontro realizado pelo IRPAA

Ministro do MDA assume compromisso com agricultores/as em encontro realizado pelo IRPAA

Na agenda do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, que veio participar da abertura do IV Festival do Umbu de Uauá, um dos locais visitados foi o encontro de agricultores/as beneficiados/as com o serviço de Assessoria Técnica e Extensão Rural desenvolvido pelo Irpaa em sete municípios do Território Sertão do São Francisco.

A passagem pelo encontro que acontecia no Centro de Treinamento da Diocese em Carnaíba do Sertão se deu após o Ministro visitar as obras da Central de Serviços e Apoio à Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar – CESAF, que está sendo construído em Juazeiro com previsão para ser inaugurado em junho, segundo Florence.

Em Carnaíba o Ministro foi recebido pelos/as agricultores/as com reivindicações de continuidade do trabalho de ATER que vem sendo feito na região a partir de convênio com o MDA. Em resposta, o ministro baiano garantiu que as ações irão continuar sendo implementadas – dependendo apenas das entidades executoras cumprirem os requisitos – e avaliou positivamente o trabalho de algumas instituições da sociedade civil, a exemplo do Irpaa. A presidente da Associação Agropastoril de produtores da comunidade de Esfomeado, em Curaçá, Cristiane Silva, destacou que o acompanhamento que vemsendo feito aos produtores/as foca o desenvolvimento da comunidade e por isso não pode ser interrompido.

Além de firmar o compromisso com o trabalho de assessoria técnica no Semiárido, Florence mencionou as principais ações do governo que vem sendo executadas para fortalecer a agricultura familiar. Provocado sobre a questão fundiária no país, disse que o debate vem sendo intensificado e que os recursos disponibilizados para esta demanda vem sendo gastos. Não houve, no entanto, nenhuma fala que correspondesse, por exemplo, às expectativas das comunidades Fundo de Pasto que lutam pela regularização das áreas, ação necessária inclusive para garantir a permanência de muitas famílias no campo e a consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.

Após a participação no encontro a comitiva seguiu para Uauá, onde o ministro era esperado para a abertura do IV Festival do Umbu que acontece entre os dias 24 e 26 de fevereiro.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ministro do MDA assume compromisso com agricultores/as em encontro realizado pelo IRPAA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005