IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Programa Semeando é desenvolvido nos municípios da região

Programa Semeando é desenvolvido nos municípios da região

O Irpaa vem desenvolvendo ao longo de dois anos o Programa Semeando em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Esse projeto consiste na produção de sementes que posteriormente serão distribuídas para agricultura familiar. Os grãos distribuídos pela EBDA para seus cooperados, que junto com as/os agricultores/as produzem as sementes e depois devolvem uma quantidade para o referido órgão estadual.

A agricultora Leonice da Rocha, da comunidade Recanto, há vinte anos trabalha com roça comunitária no Salitre, um dos lugares onde é desenvolvido o Programa há aproximadamente três meses. Sua plantação já está na fase da colheita, ela demostra satisfação por trabalhar com o projeto, ressaltando que o aprendizado em cultivar o milho para ter semente de qualidade, uma vez que ela sempre plantou para sumprir as necessidades da alimentação humana e animal.

A agricultora beneficiada comenta também sobre o aproveitamento das palhas do milho para produzir forragem, alimento para as criações dos animais. Leonice, porém, diz que teve grande dificuldade de manter o passarinho distante da plantação, pois segundo ela os “passarinhos por conta da seca não tem o que comer, então vem à procura de alimentação nas plantações”.

Conheça o Programa

Os grãos que são distribuídas aos agricultores e agricultoras são sementes base, ou seja, de alta qualidade e potencial genético. De acordo com a agrônoma Ana Virgínia Terranova, colaboradora do Irpaa, o semeando atua nos municípios de Juazeiro, na comunidade do Salitre, com o plantio de milho, Canudos, com sementes de milho, feijão phaseolus e feijão vigna, em Jaguarari, distrito de Pilar, também com os cultivos de feijão e milho. Virgínia fala que nesse segundo, onde o Programa já havia sido implantado, as áreas de terras foram maiores.

O Programa Semeando é multiplicado em áreas irrigadas, pois devido trabalhar com produção de sementes, e não de grãos para consumo, "precisa de muita água, uma condução bem feita e elaborada, não podendo arriscar em perder essas sementes por falta de água nessa estiagem”, ressalta a agrônoma.

Após a distribuição das sementes são feitas visitas para acompanhar o desenvolvimento das plantações, onde são realizadas algumas orientações, como o tempo de molhar, o cuidado com a praga, entre outras. Esse ano o Programa também começou a trabalhar com grãos de sorgo no município de Sobradinho, o que também será iniciado em Casa Nova e Curaçá.

Outras informações, visite o site da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri).
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Programa Semeando é desenvolvido nos municípios da região

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005