IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Exposição virtual traz como tema Memórias de Canudos

Exposição virtual traz como tema Memórias de Canudos

 

Caminhada de fé, Antônio Conselheiro, Inundação, Afloramento, O chão e as águas. Essas palavras são marcas na história da cidade de Canudos-BA, e também intitulam fotografias que compõem a “Coleção de Memórias de Canudos” lançada neste sábado (10), de forma virtual, no blog Memórias de Canudos. A mostra composta por registros fotográficos e audiovisuais visa valorizar os movimentos de preservação e difusão da memória de Canudos ao proporcionar um encontro entre a produção artística e as pessoas que desejam conhecer este lugar tão importante na história da Bahia e do Brasil.

A ideia de construção dessa exposição virtual teve origem a partir da pesquisa de mestrado da arquiteta e urbanista, Dila Reis Mendes, em parceria com o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC). Dessa forma, a exposição reúne obras do acervo pessoal de Dila Reis, bem como, do acervo institucional do IPMC.

O presidente do IPMC, Vanderlei Leite, destaca que a iniciativa “Se constituirá num importante espaço de aproximação com todos/as que reconhecem o chão que pisam e acreditam na força dos seus ancestrais”. Além de “ajudar o IPMC a se manter vivo em sua missão”.

Vanderlei Leite que também fez parte da curadoria da exposição afirma “Queremos com esta exposição fotográfica mostrar alguns fragmentos da Memória e História da Canudos Conselheirista e da Canudos atual, como também, divulgar alguns rostos e iniciativas que ajudaram a popularizar a verdadeira História da Canudos liderada por Antônio Conselheiro.

“Coleção de Memórias de Canudos” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira uma prévia da exposição.

Texto: Eixo Educação e Comunicação
Imagem: Divulgação do projeto “Coleção de Memórias de Canudos”


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Exposição virtual traz como tema Memórias de Canudos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005