IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Irpaa realiza intercâmbio do Projeto Aguadas

Irpaa realiza intercâmbio do Projeto Aguadas

 

Um grupo de 30 agricultores e agricultoras dos municípios de Juazeiro, Jaguarari, Uauá, Sento Sé, Curaçá e Sobradinho participaram nos dias 14, 15 e 16 de março do intercâmbio do Projeto Aguadas, executado pelo Irpaa em convênio com o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), do Governo do Estado da Bahia.
 
As atividades iniciadas com uma formação em Convivência com o Semiárido no Centro de Treinamento Vargem da Cruz, em Juazeiro, foram seguida de visitas ao estado de Pernambuco com o objetivo de conhecer novas tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva.
 
Durante visita à Embrapa Semiárido em Petrolina-PE, as/os participantes assistiram a palestras sobre o potencial econômico da caatinga e as alternativas forrageiras para alimentação animal na região semiárida. Em seguida visitaram os experimentos de cisternas como a cisterna calçadão de 52 mil litros, e uma de 16 mil litros que fornece água para 36 plantas frutíferas durante o ano todo. Outro experimento observado foi a enxertia do umbuzeiro com outras árvores frutíferas do mesmo gênero, como a ciriguela, a umbuguela, o umbu cajá e o cajá manga.
 
Barreiro Lonado: experiência do Araripe
 
No dia 16, o grupo foi recebido no município de Ouricuri – PE, pela equipe técnica do Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas - CAATINGA, uma Ong, que assim como o Irpaa, tem como missão a promoção da Convivência com o Semiárido. O objetivo da visita foi  conhecer a tecnologia do barreiro lonado e para isso,os agricultores e agricultoras e membros da equipe do Irpaa e do Caatinga se deslocaram para a comunidade de Lagoa do Pau Ferro, a 47 km de Ouricuri.
 
Para Dona Maria de Lourdes, de Sobradinho, conhecer o barreiro lonado foi uma boa experiência e a mesma já faz planos para levar a tecnologia para a sua comunidade. “Eu vi muita coisa que não conhecia e estou aprendendo. Com fé em Deus, se eu não fizer um com esse tamanho, mas faço com uns cinco metros”, afirma.
 
O Barreiro Lonado foi desenvolvido a partir dos princípios do barreiro trincheira, no entanto diferencia-se por ter o seu fundo coberto por uma lona plástica. Com dois metros de profundidade, 44 m de comprimento e aproximadamente um metro de largura no fundo e dois metros de largura de boca, chega a ter a capacidade de armazenar 152 mil litros de água, sendo mínimas as perdas por evaporação por ser totalmente coberto.
 
Em Lagoa do Pau Ferro, 13 famílias participaram da construção da obra e atualmente cuidam da horta agroecológica irrigada com a água do barreiro, como afirma Marinalva Conceição, 44 anos, agricultora familiar da comunidade de Pau Ferro: “Dividimos todo o trabalho, cada dia uma família se responsabiliza e vem aguar pela manhã e pela tarde; e quando colhemos as frutas e as verduras são divididas com todas as famílias”.
 
O processo de construção do barreiro lonado foi desenvolvida pelos/as técnicos/as do Caatinga e famílias agricultoras da micro-região do Araripe, no sertão pernambucano.
 
Leia mais...

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa realiza intercâmbio do Projeto Aguadas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005