IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto Recaatingamento inaugura Unidade de Beneficiamento de frutas no interior de Sento Sé

Projeto Recaatingamento inaugura Unidade de  Beneficiamento de frutas no interior de Sento Sé

O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), através do Projeto Recaatingamento com comunidade agropastoris e extrativistas, inaugurou no último dia 26 a primeira Unidade de Beneficiamento de Frutas da comunidade de Fartura, interior do município de Sento Sé.

O evento contou com a participação de moradores/as de Fartura e diversos povoados vizinhos que se dizem animados com a chegada do empreendimento na comunidade. “Mesmo neste período de seca as comunidades celebraram esta conquista e devido as práticas de Convivência com o Semiárido não estão sentido tanto os efeitos da estiagem”, comentou o coordenador geral do Irpaa, Ademilson da Rocha (Tiziu), que esteve participando do evento.

Representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores de Sento Sé e da EBDA também participaram do evento, reafirmando a iniciativa como uma importante contribuição para o desenvolvimento da região. A mini-fábrica vai produzir derivados de frutas, beneficiando, por exemplo, o umbu, a banana e outras matérias-primas existentes nas comunidades e assim gerando renda para as famílias envolvidas. “Esta é uma conquista da comunidade através da ação do Irpaa, com patrocínio da Petrobras, que mostra que a caatinga em pé vale muito mais”, destacou Tiziu.

Ao longo de dois anos, o Projeto promoveu cursos, oficinas, intercâmbios, mutirões mostrando para as/os moradores o valor a importância das plantas nativas , em sua maioria com potencial forrageiro ou medicinal, do manejo correto do rebanho, do mel, etc.

Para o Irpaa, mais importante do que a fábrica foi o processo de preservação ambiental, a ideia de replantio da caatinga provocada nas comunidades, envolvendo produtores/as, estudantes, educadores/as. Hoje a ideia de Recaatingamento está tendo visibilidade e sendo inclusive referência para efetivação de ações com apoio público. “A gente achava que viver na caatinga era viver de qualquer jeito, mas hoje a gente já sabe que tem que preservar e com isso acho que a gente vai crescer cada vez mais” expressou Dona Antônia, moradora da comunidade, que participa desde o início das ações do Projeto na região.

Em Juazeiro, a comunidade de Curral Novo, distrito de Massaroca, também é uma das sete comunidades onde o Recaatingamento acontece e em breve irá inaugurar a Unidade de Beneficiamento de Frutas implantada pelo Projeto.


O Projeto

O Projeto Recaatingamento é uma iniciativa desenvolvida pelo Irpaa em sete municípios do Território Sertão do São Francisco na Bahia, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. É um projeto de preservação ambiental desenvolvido em comunidades rurais de fundo de pasto visando contribuir para inverter a desertificação do bioma caatinga através do uso sustentável de seus recursos naturais.

O projeto desenvolve um conjunto de medidas de promoção do bem-estar da Caatinga e de sua população através de uma proposta pedagógica, integral e multidisciplinar que além de visar a preservação direta do meio ambiente, promove capacitações para a geração de renda, agregando valor aos produtos oriundos das atividades agroextrativistas sustentáveis, como o beneficiamento das frutas silvestres umbu e maracujá do mato. O projeto também promove a Educação Ambiental Contextualizada através da assessoria à educação escolar das comunidades envolvidas.

 

Leia mais sobre esta notícia em:

Comunidades se animam com construção de Mini-Fábrica de Beneficiamento

 

Veja também:

IRPAA divulga nota de esclarescimento sobre inauguração da Mini-Fábrica em Fartura


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto Recaatingamento inaugura Unidade de Beneficiamento de frutas no interior de Sento Sé

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005