IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Saneamento Rural é tema de formação de multiplicadores/as em Pernambuco

Saneamento Rural é tema de formação de multiplicadores/as em Pernambuco

Aconteceu entre os dias 23 a 25 deste mês formação voltada para saneamento básico rural no estado de Pernambuco, reunindo agricultores, agricultoras, lideranças e educadores/as populares em Ouricuri, na região do Araripe.

Esta foi a 3ª formação modular em Pernambuco e faz parte de Projeto executado pelo Irpaa com o objetivo de trabalhar a proposta de Convivência com o Semiárido e Adaptação às Mudanças Climáticas. Os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí são contemplados com as ações do referido projeto, que conta com investimentos do Governo Alemão, intermediado pela Cáritas.

Com a proposta de formar multiplicadores/as, os conteúdos enfatizaram as diferentes tecnologias apropriadas à realidade das famílias na zona rural, na perspectiva da destinação correta dos resíduos sólidos e líquidos, bem como sua reutilização, tendo em vista algumas inovações tecnológicas como, por exemplo, a Bacia de Evapotranspiração (Bet), Bioágua e Reator UASB.

Para discutir esta temática, o Irpaa contou com a contribuição do Caatinga, entidade ligada à Articulação do Semiárido (Asa), que vem intensificando o trabalho de reutilização de águas cinzas. As/os participantes do curso visualizaram na prática alguns sistemas implantados no território do Araripe. Uma propriedade em Exu e outra em Ouricuri foram espaços visitados para o grupo conhecer tecnologias que oferecem a destinação e reutilização correta dos resíduos sólidos e líquidos originários da residência.

Trabalhar o saneamento básico rural tem sido uma nova missão assumida pelas entidades que defendem a proposta de Convivência com o Semiárido. Trata-se de um direito básico, porém ainda pouco reivindicado pelas famílias do campo. O agricultor Sebastião Rodrigues de Alencar diz que “esta formação conseguiu alertar nós agricultores que estamos no campo, pois eu acreditava que o saneamento era só destinado para as pessoas na zona urbana, agora percebo que isso é um direito nosso também”.

Para ajudar as/os multiplicadores/as a compreenderem a importância do saneamento ser garantido enquanto política pública, durante a formação foi provocado um momento de debate político acerca desta temática, evidenciando os direitos e deveres da população.

Texto e fotos: Wermerson Cardoso
Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Saneamento Rural é tema de formação de multiplicadores/as em Pernambuco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005