IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Representantes da Articulação de Fundo e Fecho de Pasto se reúne em Juazeiro

Representantes da Articulação de Fundo e Fecho de Pasto se reúne em Juazeiro

“É uma troca de experiência muito boa, a gente ver que a luta é a mesma, isso só cresce o movimento” comenta Elziane de Abreu, presidente da Associação de Fundo e Fecho de Pasto de Santa Maria da Vitória, no Oeste baiano. A jovem é uma das participantes do encontro da Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto, que aconteceu nos dias 19 e 20, no Centro de Formação do Irpaa, em Juazeiro.

As/os participantes vieram dos municípios de Uauá, Curaçá, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Casa Nova, Jaguarari, Campo Formoso, Remanso, Mansidão (divisa com Barra), Corretntina, Santa Maria da Vitória, além de Juazeiro, trazendo elementos para a avaliação das lutas no último ano e também perspectivas para planejar as metas da Articulação para este ano.

De acordo com Jaziel dos Santos, membro da Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto, alguns encaminhamentos mais concretos foram deliberados, a exemplo da ampliação do trabalho de base e o enfrentamento à Procuradoria Geral do Estado, diante da indefinição acerca do Contrato de Concessão de Direito Real de Uso das terras das comunidades tradicionais, a partir da vigência da Lei 12.910/2013.

O riberinho da região de Barra do Rio Grande, Carlos Eugênio, destaca que há uma diversidade no estado, uma vez que as distâncias entre as regiões significa também muitas diferenças, por isso o encontro é importante para nivelar as discussões e compartilhas as lutas. A grilagem de terras, a chegada de empresas do agronegócio e a ineficiência do processo de regularização tem sido as principais ameaças e desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto.

O evento contou ainda com a participação do Irpaa, Comissão Pastoral da Terra (Regional Centro Norde e Sudoeste da Bahia) e da Associação dos Advogados dos Trabalhadores Ruirais da Bahia – AATR, entidades que apóiam a Articulação e colaboram com o trabalho realizado nas comunidades e no diálogo com os órgãos públicos que tratam da questão fundiária.

Ouça aqui peça publicitária sobre a regularização dos Fundos de Pasto.


Texto: Comunicação Irpaa
Foto: Eixo Terra

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Representantes da Articulação de Fundo e Fecho de Pasto se reúne em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005