IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agentes do Ater recebem curso para atuarem no Plano Brasil Sem Miséria

Agentes do Ater recebem curso para atuarem no Plano Brasil Sem Miséria

Entre os dias 25 de fevereiro a dia 1 de março acontece, no auditório do Hotel Rio Center em Juazeiro, o curso de Orientação para Agentes de Assessoria Técnica e Extensão Rural para a Convivência com o Semiárido, que vão atuar no projeto Ater, uma ação do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) que vai ser executado pelo o Irpaa.

O curso será promovido pelos os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e colaboradores do Irpaa. Com objetivo de apresentar, orientar e sensibilizar os Agentes para atuação do PBSM no Território Sertão do São Francisco - TSSF.

Durante o curso os agentes vão refletir, discutir assuntos como: Reflexão sobre a extrema pobreza e raízes históricas das desigualdades, caracterização da pobreza no território a serem trabalhados, políticas de inclusão produtiva, instrumento de execução das políticas a abordagem do Ater no plano Brasil Sem Miséria entre outros assuntos que vão fundamentar o desenvolvimento dos trabalhos da equipe junto às famílias em extrema pobreza nos municípios de atuação.

O Projeto pretende consolidar a convivência com o Semiárido, buscando a melhoria da qualidade de vida das 2.500 famílias, que serão atendidas pela Equipe do Ater, distribuídos nas cidades de Canudos, Uauá, Curaçá, Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova, na primeira fase do projeto. A Intervenção da equipe será baseada nas especificidades de cada região, características das comunidades, do clima, a sustentabilidade dos ecossistemas, a produção agroecológica, acesso a políticas públicas para a agricultura familiar, e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

O Coordenador do Irpaa, Ademilson da Rocha Santos (Tiziu), falou da importância do curso para atuação da equipe no trabalho com as famílias sertanejas e aproveitou o espaço para ressaltar a necessidades de criação de políticas permanente e não apenas emergências para a região Semiárida do Nordeste.

Otávio Deves, coordenador de formação do MDA relatou, que esse processo de formação é diferenciado e inédito, pautado na troca de experiências entre os palestrantes e todos os agentes (participantes) de acordo com os conhecimentos adquiridos pelas comunidades ao qual estão inseridos e suas vivências.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agentes do Ater recebem curso para atuarem no Plano Brasil Sem Miséria

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005