IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Docentes da Uneb lançam livro sobre Educação e Convivência com o Semiárido

Docentes da Uneb lançam livro sobre Educação e Convivência com o Semiárido

Considerado como mais uma contribuição para a educação voltada para a Convivência com o Semiárido, foi lançado no último dia 30 o livro “Educação e Convivência com o Semiárido: reflexões por dentro da Uneb”, uma publicação organizada por pedagogos que atuam no Campus III da Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf.


O lançamento aconteceu na aula inaugural do curso de especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido brasileiro que será oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas - DCH III/UNEB para uma turma de educadores/as e militantes de organizações e movimentos sociais da região, que durante um ano terão aulas presenciais nas dependências do Campus III, em Juazeiro.


O livro, que é uma coletânea de artigos elaborados por docentes e estudiosos da história social e política do Semiárido, é uma das leituras indicadas para a turma de 50 estudantes que ingressa no curso. Para um dos organizadores do livro e coordenador do curso, Edmerson dos Santos Reis, o primeiro artigo, que trata da formação histórico-geográfica do semiárido é a primeira leitura que deve ser feita pelos/as estudantes do curso e por quem se interessar pela discussão da educação contextualizada voltada para o Semiárido. Assim como Edmerson, Luzineide Dourado e Luciana Nóbrega, organizadoras do livro, entendem que a obra vem para qualificar o debate sobre a Convivência com o Semiárido, provocando reflexões e estimulando novas problematizações.


A educação contextualizada no Semiárido ganhando espaço na academia


As experiências de organizações como a Rede de Educação do Semiárido - RESAB, Irpaa, Escola Rural de Massaroca, entre outras e de projetos de pesquisa e extensão coordenados por docentes do DCH III serviram de base para a elaboração do livro, confirmando a relevância das discussões iniciadas pela sociedade civil.


O tema, inicialmente valorizado no âmbito das redes e articulações da sociedade civil, tem ganhado respaldo dentro da Universidade. Luzineide Dourado cita o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada no Semiárido criado este ano no DCH e o esforço dos docentes que tem se engajado nessa discussão, qualificando o debate entre estudantes e docentes, aglutinando projetos e fortalecendo também a participação da Uneb na RESAB.

“Educação e Convivência com o Semiárido: reflexões por dentro da Uneb” soma-se a essas iniciativas, reforçando a necessidade da academia e dos poderes públicos também se apropriarem desse debate. Com linguagem simples, o material, de acordo com Edmerson, pode servir de auto-formação para educadores e também de base para quem atua no processo de formação política, educação popular nas comunidades. O professor também avalia que a sociedade civil tem conseguido pautar o debate da educação contextualizada como política pública.

Com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, a obra teve 5 mil exemplares impressos e encontra-se disponível para consulta na biblioteca do Campus III da Uneb, podendo também ser comprado pelo valor de R$ 15 na Câmara de Pós-Graduação do DCH ou mediante solicitação pelo endereço eletrônico especializacaoecsab@zipmail.com.br. Em breve estará disponível também para download na página do curso de especialização.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Docentes da Uneb lançam livro sobre Educação e Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005