IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores e agricultoras de Macururé participaram de Intercâmbio de experiências em Uauá

Agricultores e agricultoras de Macururé participaram de Intercâmbio de experiências em Uauá

Durante os dias 06 e 07 de março aconteceu, em Uauá, o intercâmbio de experiência com os/as agricultores/as participantes do programa Uma Terra Duas Água – P1+2, vindos do Município de Macururé. Um dos objetivos do intercâmbio foi fazer com que os/as produtores/as conhecessem outras experiências de Convivência com o Semiárido, a exemplo das desenvolvida por seu Alcides Peixinho, na comunidade de Ouricuri, nesse município. Seu Alcides, que recebeu a turma, relatou como sua vida mudou com a ajuda da cisterna-calçadão, “não adianta a gente plantar e criar sem saber o volume de água que temos disponível na nossa propriedade, todo produtor precisar saber quantas plantas ele tem e qual o volume de água ele tem, por que só assim saberemos se o volume de agua será suficiente para o período de produção”, explica o agricultor.

Os/as agricultores/as também participaram do 7º Festival do Umbu realizado pela Coopercuc, onde visitaram os estandes com os trabalhos oriundos da Economia Solidária e ainda assistiram palestras sobre a Produção Agroecológica, Solos e Convivência com o Semiárido, entre outros temas.

Os agricultores e agricultoras também visitaram a propriedade de seu Afonso, na comunidade Sítio do Thomas, em Canudos, com o intuito de conhecer as experiências referente à Convivência com o Semiárido desenvolvidas e aplicadas na comunidade ao longo de anos, a exemplo da Unidade de beneficiamento de plantas da Caatinga, como o umbu e o maracujá do mato, plantio de palma e mandacaru sem espinhos e ainda o banco de sementes. “O sertanejo é um povo que precisa pensar nas práticas que melhore a sua propriedade, acreditar naquilo que ele idealizou. Quando eu comecei a plantar mandacaru o povo me chamava de doido, mas quando veio a seca eu tava com o meu mandacaru todo no ponto de corte e aqueles que me chamavam de doido tava no mato caçando mandacaru para matar a fome dos bichos”, relata seu Afonso.

Maicon Viera, animador de campo no município de Macururé, explica que o intercâmbio é um momento importante para o projeto “porque possibilita o encontro da prática com o ensino teórico, proporcionando aos produtores a oportunidade de sanar as dúvidas existentes”. Para Denis Viera, coordenador do P1+2, “o intercâmbio é um dos momentos mais importante das nossas atividades, ele possibilita a troca de conhecimento entre os produtores. Construímos as tecnologias, fazemos as capacitações, mas é nessa atividade que os agricultores tem a oportunidade ver com seus próprios olhos outras experiências que estão dando certo”, declara Denis. O intercâmbio terminou com uma mística realizada no Parque Estadual de Canudos.

O Programa Uma Terra e Duas Água vem sendo executado nos município de Juazeiro, Macururé e Canudos, pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, com financiamento do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – MDS, desde abril de 2014. O Programa visa a implantação de 303 tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva , como cisterna-calçadão, cisterna de enxurrada, barreiros trincheira e barragens subterrâneas ao lado da casa das famílias sertanejas.

Texto e foto: Maicon Viera
Edição : Eixo Comunicação


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores e agricultoras de Macururé participaram de Intercâmbio de experiências em Uauá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005