IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IRPAA na Romaria de Canudos 2008

Image
Celebração reúne fiéis em Canudos


Entre os dias 16 a 19 de outubro de 2008, período em que aconteceu a XXI Romaria de Canudos, como todos os anos, o Irpaa participou junto com várias outras organizações sociais, das atividades que sempre marcaram a celebração deste tradicional evento que procura sobretudo, discutir as formas de vida e produção do povo sertanejo inspiradas na experiência de Canudos (1893-1897)

A programação, como todos os anos, contou com exibições de filmes, palestras, debates apresentações culturais além da celebração eucarística culminando com a caminhada até o Parque Estadual de Canudos.

Esse ano, as discussões centrais foram em torno do tema da romaria: “Canudos, uma democracia orgânica e participativa e o lema: “Povo livre poder compartilhado”. Discussões estas que aqueceram bastante os debates em torno da mesa redonda promovida pelo Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) com o apoio da comissão da romaria.

 

Image
Pastor Djalma-Debatedor
da Mesa Redonda

As conferências proferidas na Mesa Redonda deste ano trataram de temáticas como: o uso coletivo da terra no Semi-árido através das áreas de Fundos de Pastos, regularizadas por associações rurais; Controle social e gestão dos gastos públicos através da participação ativa da sociedade civil destacando o funcionamento dos dos conselhos representativos e democráticos; A formação Ecumênica da comunidade de Canudos com a presença de índios, ex- escravos e outras etnias que manifestavam suas religiões.

 

Com relação a possível constituição de uma democracia orgânica em Canudos do Conselheiro, o Padre Wilson Andrade do IPMC, levantou algumas controvérsias, haja vista que em comunidades mesmo primitivas, há sempre os destaques e atribuições conferidas aos líderes políticos ou religiosos que acabam exercendo um grau maior de poder e de decisão. Oque pode ter ocorrido perfeitamente numa comunidade como a do Belo Monte.

 

Exposições:

Muitos materiais informativos que revelam o jeito de produzir e viver do povo sertanejo inspirado na experiência de Canudos eram expostos nas barracas e standes que ficavam na praça central de Canudos. local onde o Irpaa expôs uma variedade de livros, cartilhas e folhetos sobre as formas de produção apropriadas ao Semi-árido. Uma oportunidade de leitura muito peculiar para os visitantes, estudantes e pesquisadores que vão a Canudos conhecer um pouco mais dessa página da história popular do Brasil.

 

Caminhada:

Image
Romeiros em caminhada

Um dos momentos mais místicos e simbólicos da Romaria, é a caminhada até o Parque Estadual de Canudos, local onde mesmo sob um sol escaldante, grupos de jovens representam através do teatro, um pouco da bravura do povo sertanejo em Canudos. Ocasião que culmina com momento de muita espiritualidade quando da benção de envio aos romeiros e romeiras que vão a Canudos celebrar sobretudo as lutas e conquistas do povo do sertão, que assim como o povo de Canudos estão reconstruindo um novo céu e uma nova terra com a força de sua organização.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA na Romaria de Canudos 2008

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005