IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Saneamento é uma preocupação cada vez maior de moradores/as da periferia de Juazeiro

Saneamento é uma preocupação cada vez maior de moradores/as da periferia de Juazeiro

A discussão acerca do direito ao saneamento básico tem despertado cada vez mais a indignação de moradores/as de bairros de Juazeiro (BA). A ausência ou precariedade de serviços como esgotamento sanitário e coleta de lixo é um dos principais motivos que estão levando a população a movimentar-se em busca de soluções. Além disso, os demais elementos que compõem o Saneamento (drenagem das águas de chuva e abastecimento potável) também não são satisfatórios.

No último dia 05, a Associação Comunitária do Bairro Tabuleiro promoveu um debate com a participação de moradores/as do bairro, representantes da Câmara de Vereadores e Prefeitura, das Associações de bairro e da Articulação Popular São Francisco Vivo. Hoje o problema maior deste bairro é um canal que foi construído para drenar água da chuva e hoje recebe esgoto, inclusive de um bairro vizinho. A preocupação da Associação deve-se ao aumento do volume de esgoto e o fato do mesmo ir parar diretamente no Rio São Francisco. O canal fica na área central do bairro e além do mau cheiro favorece a proliferação de insetos e, consequentemente, doenças.

De acordo com Sidnei Barbosa, muitas pessoas não tinham atentado ainda que o esgoto ia para o rio, mas a partir do trabalho de conscientização que vem sendo feito pela Associação “nós já estamos percebendo a preocupação das pessoas com relação a isso, porque ele [esgoto] caindo no Rio São Francisco estará destruindo, degradando, poluindo nosso rio. Vemos problemas graves estados como Rio de Janeiro, São Paulo e se não cuidarmos do rio, se não defendermos certamente seremos os próximos a sofrer com a falta de água no país ”, disse o presidente da Associação.

Além do Tabuleiro, outros bairros de Juazeiro, organizados através das paróquias, associações e entidades de apoio, já vem se organizando em torno desta causa, uma questão de saúde pública que motivou a criação, em dezembro de 2014, do Movimento Popular da Cidadania. A intenção desta organização é acompanhar as ações voltadas para o Saneamento no município, bem como colocar em debate diversos direitos da população.

O município de Juazeiro já está construindo o Plano Municipal de Saneamento, mas já se passou um ano do início da elaboração e a população não tem informações acerca do andamento.

Texto e Foto: Comunicação IRPAA

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Saneamento é uma preocupação cada vez maior de moradores/as da periferia de Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005