IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Gênero e agroecologia são temas de formação continuada da Rede Mulher Sertão do São Francisco

Gênero e agroecologia são temas de formação continuada da Rede Mulher Sertão do São Francisco

Formação da Rede mulher discute sobre patriarcado e suas formas dominação com cerca de 35 agricultoras, apicultoras, pescadoras dos municípios de Juazeiro, sento sé, Pilão Arcado, Remanso, Campo alegre de Lourdes, Casa nova, Curaçá, na Bahia. Com a proposta de ser uma formação modular, o primeiro encontro aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro, no centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro. A violência contra a mulher e a divisão injusta do trabalho foram as principais evidências reconhecidas pelas mulheres como a maior expressão do patriarcado.

Para a coordenadora da Rede, Jaciara Ladislau, as formações são realizadas no intuito de fortalecer uma rede e apoio e defesa dos direitos das mulheres nos municípios que estão inseridas. Diante da atual conjuntura e fragilidade nas políticas voltadas para as mulheres, estes momentos são, muitas vezes, as únicas oportunidades das mulheres conhecerem com mais profundidade seus direitos, pontuou a coordenadora da rede.
Jaciara também destacou que a formação é continuada e tem como estratégia multiplicar conhecimentos, tendo como tema Gênero e agroecologia, “para que essas mulheres se sintam empoderadas para continuar fazendo esse trabalho nas suas comunidades, até porque a gente não tem como reunir todas as mulheres da rede”, explicou Jaciara.

Para Vaneide dos Santos Braga, agricultora e presidente da Associação de Fundo de Pasto de Garapa, no município de Casa Nova, esse primeiro momento que ela participa enquanto rede de mulher foi esclarecedor e uma oportunidade de crescer ainda mais a autonomia e o reconhecimento da força de cada mulher/ fortalecendo os laços entre as companheiras.

Ela também destacou que o conteúdo contribuiu para reconhecer também o opressaõ vivida pelas mulheres, “com essa formação que a gente está tendo… é muito importante a gente descobrir isso. A gente não vai perdendo aquele medo de ser forte, ser mulher, ser guerreira, você ver que é capaz de lutar”. Para Vaneide, reconhecer isso contribuir para formar outras pessoas, “abrir a mente dele [homem], e ele vê a realidade que a gente está vivendo, que hoje a gente não quer viver mais debaixo de pé de marido e de qualquer outro homem”, exclama.

Um dos momentos foi o planejamento de como multiplicar os conteúdos desta formação nas comunidades de origem das mulheres. Uma das estratégias definidas pelas participantes foi ocupar os espaços existentes para debater o tema com as demais pessoas da sua própria comunidade, para que elas entendam a importância dos direitos, da luta feminista.

“A ideia dessa formação é justamente essa, a partir da experiência e das realidades das mulheres do campo, a gente conseguir fazer debates sobre o patriarcado, feminismo, empoderamento para que não seja algo fora da realidade delas. Então, foi muito gratificante perceber que tudo que foi pensado na metodologia, elas trouxeram a partir dos exemplos e das vivências, e felizmente, muitas vivências de superação desse patriarcado no ambiente doméstico no ambiente do trabalho”, explicou a professora da Universidade do Estado da Bahia, Dalila Santos, que mediou o espaço.

Durante a formação, as mulheres também fizeram a trilha da Convivência com o Semiárido, que foi conduzida pelos/as estudantes da República do Irpaa. Neste momento, elas puderam conhecer algumas das tecnologias sociais que estão implantadas no Centro de Formação Dom José Rodrigues ao passo que debatiam a viabilidade da Convivência.

O evento contou com o apoio do Irpaa através do projeto Ecoforte Redes, da Fundação Banco do Brasil, da CPT e do Sasop. A próxima formação está prevista para acontecer no mês de fevereiro de 2020.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Gênero e agroecologia são temas de formação continuada da Rede Mulher Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005