IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Caerdes/Uneb realiza curso de Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica

Caerdes/Uneb realiza curso de Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica

Introdução e princípios fundamentais da Agroecologia; manejo adequado da vegetação espontânea e dos solos tropicais; e indicadores de pragas e doenças são alguns dos conteúdos abordados no curso de extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica, realizado pelo Centro de Agroecologia Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES), que fica no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

O curso, que começou neste sábado (1) e vai até a próxima quinta-feira (6), é ministrado pelo professor da UNEB, Dr. Jairton Fraga Araújo, e pela mestranda Melina Fernandes Costa e é voltado a estudantes de Agronomia e profissionais da área. A proposta é apontar os caminhos para o acesso a conteúdos que visam facilitar o entendimento dos conceitos de Agroecologia e Agricultura Orgânica que, segundo a mestranda Melina Fernandes Costa, são frequentemente confundidos pelas pessoas. “A Agroecologia é uma ciência mais filosófica que tem como base a sustentabilidade. Já a agricultura orgânica põe em prática os princípios adotados pela Agroecologia”, explica Melina.

Para o professor da UNEB Dr. Jairton Fraga Araújo a capacitação de estudantes nesse curso de extensão é fundamental para que eles possam compreender que existem outras possibilidades para o desenvolvimento da agricultura. “O curso mostra que é possível ter produtividade, consciência e ganho econômico com responsabilidade socioambiental, utilizando tecnologias sustentáveis”, ressalta Jairton.

A estudante de Agronomia da UNEB Maria Isabela de Souza Feitosa considera o tema essencial para sua formação profissional. “Optei em fazer o curso de extensão porque vejo a Agroecologia como um ramo bastante promissor, tendo em vista que a cada dia as pessoas se preocupam mais com a saúde e em consumir menos agrotóxicos”, relata.

O curso de extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica possui carga horária de 44 horas.

 

 

Texto e Foto: Sheila Feitosa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Caerdes/Uneb realiza curso de Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005