IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro Estadual do Semiárido Produtivo na BA é marcado por forte presença da Juventude

Encontro Estadual do Semiárido Produtivo na BA é marcado por forte presença da Juventude

O Encontro Estadual da Bahia, realizado dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, reuniu representantes de nove municípios baianos. Entre os participantes destacou-se a presença de jovens de variados municípios.

 

A jovem Daniela Soares, de apenas 19 anos, representou a comunidade Melancia, de Pilão Arcado. Ela argumenta que “poucos projetos que incluem jovens. Acho que esse é o primeiro na nossa comunidade”. Segundo ela, a oportunidade de participar de um projeto de produção foi o principal atrativo para ela representar a comunidade no Encontro Estadual.

 

Outro jovem que representou sua comunidade foi José Ricardo, 21 anos, da comunidade Melosa, em Remanso. Presidente da Associação de Meliponicultores e Apicultores Força e União, Ricardo diz que veio a Juazeiro “buscar novos projetos para fortalecer a economia do município”. “Hoje eu vim buscar aqui o meio de fortificar a minha comunidade”, afirma o jovem presidente.

 

Tanto Daniela quanto Ricardo residem em comunidades onde é muito forte a produção de mel, com participação direta da juventude no processo produtivo. “Eles [os jovens] estão se fortificando, montando apiários ou meliponários, principalmente as mulheres que estão se encaixando nesse meio”, relata Ricardo. Ele espera que a comunidade consiga uma unidade de beneficiamento de mel para “agregar valor ao produto que é de bastante qualidade” e já tem o certificado de orgânico.

 

A participação da juventude no evento animou Jeferson Marques da Silva, Assessor Produtivo do Semiárido Produtivo na Bahia. Segundo ele, o projeto pode ser “uma porta de entrada para a inserção de jovens e mulheres nos processos de formação, buscando fortalecer as lideranças que já existem e tentando inserir novas lideranças jovens”, já que o Semiárido Produtivo tem como públicos prioritários jovens e mulheres.

 

Dona Lindalva Cândida Santos da Silva, 54 anos, moradora da comunidade Várzea Nova, em Jacobina é um exemplo de potenciais beneficiários do projeto. “A gente já vem de uma caminhada e cada dia a gente conquista o nosso espaço. Com esse projeto eu acredito que a gente vai ter mais direito às políticas públicas e melhorar a qualidade de vida da comunidade”, projeta a agricultora.

 

 

Evento de lançamento

 

O Projeto Semiárido Produtivo será lançado oficialmente em Juazeiro, dia 12 de dezembro, as 8h30min, no Grande Hotel. Participarão do evento representantes de comunidades, organizações populares, ONGs, instituições públicas de ensino e pesquisa, do Governo do Estado da Bahia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, financiador do projeto Semiárido Produtivo, executado pelo Irpaa em cinco estados do Semiárido.

 

 

Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro Estadual do Semiárido Produtivo na BA é marcado por forte presença da Juventude

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005