IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Feira agroecológica de Sento Sé contribui para escoamento da produção da agricultura familiar local

Feira agroecológica de Sento Sé contribui para escoamento da produção da agricultura familiar local

A cada 15 dias, o pátio da academia do idoso em Sento Sé, território de identidade Sertão do São Francisco, se enche de barracas e da diversidade dos produtos da agricultura familiar. No espaço da feira são comercializados mais de 50 produtos, entre frutas, hortaliças, legumes, verduras, mel, queijo, lanches, ovos, artesanato, galinha de capoeira e mudas de plantas ornamentais e medicinais.

A feira agroecológica reúne alimentos produzidos por famílias de cerca de 12 comunidades rurais e é uma iniciativa da Rede de Mulheres, em parceria com o Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A Feira conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Sento Sé e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), que executa o Pró-Semiárido no município e o projeto EcoForte Redes, da Fundação Banco do Brasil, que investiu na estruturação dos empreendimentos.

Luciana Ferreira da Silva é uma das agricultoras que vende na feira. Ela conta que, além dos produtos do seu roçado, leva para vender o que é produzido por seus vizinhos que moram no assentamento Antônio Guilhermino: “Eu sempre trago bastante variedade de frutas e legumes. Eu gosto da luta e de participar! E este é um espaço que a gente está conquistando tanto pra cidade quanto pra gente, que somos moradores das comunidades, é importante”.

Segundo os feirantes, ainda não dá para ter uma periodicidade semanal da feira por conta do acesso à cidade, como explica Luciana: “É um pouco difícil de a gente chegar aqui porque a locomoção das comunidades pra cidade é difícil, mas mesmo assim a gente persiste”. Embora haja essa dificuldade, a clientela já é certa e sempre comparece ao espaço para adquirir os alimentos produzidos de forma limpa e sustentável, sem uso de agroquímicos. “Aqui pelo menos não tem veneno. E eu que tenho muito problema de saúde aí eu não posso comer alimentos cheios de sal e de condimentos, e os daqui são mais saudáveis”, salienta a consumidora, Maria Lopes da Silva.

Texto e fotos: AsCom Car

Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Feira agroecológica de Sento Sé contribui para escoamento da produção da agricultura familiar local

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005