IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Feira agroecológica de Sento Sé contribui para escoamento da produção da agricultura familiar local

Feira agroecológica de Sento Sé contribui para escoamento da produção da agricultura familiar local

A cada 15 dias, o pátio da academia do idoso em Sento Sé, território de identidade Sertão do São Francisco, se enche de barracas e da diversidade dos produtos da agricultura familiar. No espaço da feira são comercializados mais de 50 produtos, entre frutas, hortaliças, legumes, verduras, mel, queijo, lanches, ovos, artesanato, galinha de capoeira e mudas de plantas ornamentais e medicinais.

A feira agroecológica reúne alimentos produzidos por famílias de cerca de 12 comunidades rurais e é uma iniciativa da Rede de Mulheres, em parceria com o Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A Feira conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Sento Sé e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), que executa o Pró-Semiárido no município e o projeto EcoForte Redes, da Fundação Banco do Brasil, que investiu na estruturação dos empreendimentos.

Luciana Ferreira da Silva é uma das agricultoras que vende na feira. Ela conta que, além dos produtos do seu roçado, leva para vender o que é produzido por seus vizinhos que moram no assentamento Antônio Guilhermino: “Eu sempre trago bastante variedade de frutas e legumes. Eu gosto da luta e de participar! E este é um espaço que a gente está conquistando tanto pra cidade quanto pra gente, que somos moradores das comunidades, é importante”.

Segundo os feirantes, ainda não dá para ter uma periodicidade semanal da feira por conta do acesso à cidade, como explica Luciana: “É um pouco difícil de a gente chegar aqui porque a locomoção das comunidades pra cidade é difícil, mas mesmo assim a gente persiste”. Embora haja essa dificuldade, a clientela já é certa e sempre comparece ao espaço para adquirir os alimentos produzidos de forma limpa e sustentável, sem uso de agroquímicos. “Aqui pelo menos não tem veneno. E eu que tenho muito problema de saúde aí eu não posso comer alimentos cheios de sal e de condimentos, e os daqui são mais saudáveis”, salienta a consumidora, Maria Lopes da Silva.

Texto e fotos: AsCom Car

Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Feira agroecológica de Sento Sé contribui para escoamento da produção da agricultura familiar local

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005