IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Perspectivas para Agricultura Familiar estiveram em debate em Seminário internacional na Embrapa

Perspectivas para Agricultura Familiar estiveram em debate em Seminário  internacional na Embrapa

Pesquisas, desenvolvimento territorial e principalmente balanços e perspectivas da agricultura familiar no Brasil, América Latina e Caribe, foram temas centrais do Seminário Internacional de Agricultura Familiar realizado nos dia 26 e 27 de novembro no Centro de Pesquisa da Embrapa, em Petrolina (PE). O evento, que contou com a participação de várias organizações públicas e da sociedade civil, nacionais e internacionais, fez análises e discussões sobre a resolução do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que institui o ano de 2014 como ano internacional da agricultura familiar.

Palestras, exposições e painéis temáticos sobre o atual modelo, desafios e autoafirmação da agricultura familiar marcaram todo o encontro. Porém, as discussões presentes da Mesa Redonda denominada: Ano Internacional da Agricultura Familiar – Balanços e Perspectivas para o Fortalecimento da Agricultura e o Desenvolvimento Rural na América Latina e Caribe, foi um dos mais importantes do evento.

Esse momento contou com exposições dos representantes do Governo Brasileiro por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Embrapa, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e membros do Instituto Interamericano de Técnicas Agropecuárias da Argentina (ITA), Centro de Cooperação Internacional Pesquisa Agronômicas e Desenvolvimento Rural da França (CIRAD) e da Comunidade dos Estados Interamericanos e Caribenho (CELAC).


Perspectivas


Na apresentação das sínteses do encontro, o diretor do Centro de Pesquisa da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, elencou desafios a serem superados para melhor promover a agricultura familiar e que vão desde o acesso às políticas públicas territoriais, produção de conhecimentos, novos modelos de pesquisas e de práticas agroecológicas que podem melhor nortear a agricultura familiar na América Latina, Caribe e principalmente no Brasil.

Cícero Félix, Coordenador Geral do Irpaa e que ministrou um painel sobre politicas públicas para Agricultura Familiar com base na agroecologia, lembrou que o modelo de produção agrícola familiar precisa conquistar mais investimentos do governo brasileiro por ser também uma forma louvável de práticas de desenvolvimento sustentável que muito beneficia as pessoas e todos os seres que habitam a terra. Cícero lembrou também que as discussões neste tipo de evento contribuem para que os órgãos de pesquisa como a Embrapa, por exemplo, estreitem suas parcerias com as entidades da sociedade civil que promovem a agricultura familiar no Brasil com base, por exemplo, na agroecologia e na Convivência com o Semiárido.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Perspectivas para Agricultura Familiar estiveram em debate em Seminário internacional na Embrapa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005