IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Formação com jovens rurais evidencia a importância da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e do apoio às juventudes

Formação com jovens rurais evidencia a importância da Educação Contextualizada   para a Convivência com o Semiárido e do apoio às juventudes

Troca de experiências durante a trilha pedagógica da Convivência com o Semiárido, exposição dos estágios realizados pelos estudantes, apresentação musical e cultural e muita emoção. Foi assim, o encontro de Entidades e Familiares dos Estudantes da República do Irpaa, realizado entre os dias 01 e 03 de dezembro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro.

O Encontro teve como objetivo proporcionar que as famílias dos estudantes e entidades parceiras do Irpaa, conheçam um pouco sobre a vivência dos jovens e as aprendizagens acerca da Convivência com o Semiárido. Nesse sentido, a colaboradora do Irpaa, Aldenisse Souza, que acompanha de perto a República dos Estudantes, explica porque este momento foi pensado. “Estes momentos são muito importantes para que as famílias e entidades conheçam o lugar onde os jovens estão morando, junto com outros jovens. Conhecendo também o que estão fazendo, desenvolvendo, compartilhando. E isso abre um leque de olhares para a juventude e o seu potencial, além da importância de criar espaços e oportunidades que colaborem com a formação dos jovens possibilitando a construção de um projeto pessoal de vida que estará interligado ao projeto coletivo, de um mundo melhor”, destaca Aldenisse.

Dona Edineide Barrense Santos, do município de Pilão Arcado, mãe do jovem estudante da República, Uillian Santos, relata que foi importante participar deste momento e observar a juventude discutindo assuntos necessários para a sociedade. “Foi importante ouvir os jovens falar de questões que nos preocupam, de como devemos cuidar do meio ambiente. Falaram dos desmatamentos, das extinções de espécies, degradação do solo e mudanças climáticas. [...] é interessante que tenham políticas públicas que ajudem os jovens a continuar esses trabalhos [de formação] para cuidar e preservar o meio ambiente”, ressalta dona Edineide.

Investir na formação da juventude tem sido uma necessidade cada vez mais forte e a história mostra que, jovens que vivenciaram uma formação, através de grupos de jovens, Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s), Escolas Famílias Agrícolas (EFA´s), movimentos e pastorais sociais, costumam ser jovens comprometidos/as com o bem comum, com as causas populares, ambientais e tantas outras pautas importantes para um mundo mais justo e fraterno.

Para isso, é importante que a juventude não caminhe sozinha. Nessa perspectiva, a jovem Dayse Reis, estudante da República desde 2020, conta sobre a importância deste momento. “É muito gratificante para a juventude receber as famílias e entidades para conhecer o espaço onde os jovens moram, vivenciam as formações para a Convivência com o Semiárido. Além de acompanhar as atividades do dia a dia dos estudantes que futuramente possam contribuir com a comunidade (…), acompanhando de perto a trajetória e evolução dos jovens, dando o apoio e incentivando, principalmente, a juventude a não desistir”.

A república de estudantes é um espaço de formação que dialoga com a realidade dos jovens, fortalecendo os elementos da Educação Contextualizada, contribuindo para uma melhor compreensão do mundo e reforçando o sentimento de pertencimento com o Semiárido, com a Caatinga, como destaca a representante da União das Associações de Fundo de Pasto de Pilão Arcado, Cíntia Araújo, “Quando você tem uma Educação Contextualizada, entende sobre a realidade e passa a valorizar mais a região, compreendendo que é um lugar que se pode viver com qualidade”.

O representante da Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia (ATAF), Marcos Amâncio, reflete que os jovens que têm participado de espaços de formação e vivenciado experiências de Convivência com o Semiárido e Educação Contextualizada, tem conquistado maior protagonismo em suas comunidades. Marcos frisa também que “O jovem que está no campo não migra para um centro urbano porque ele quer, ele migra por falta de oportunidades e de políticas públicas. Então, a juventude que está no campo precisa ser escutada. São muitos desses jovens que estavam isolados e que hoje estão ocupando diversos espaços”.

O Encontro ajudou a reafirmar a urgência de investir na juventude do campo, a que mais sofre com a migração forçada para os grandes centros urbanos, em busca de direitos (educação, saúde, lazer, renda), que também não chegam com a qualidade que deveriam. As pessoas que participaram deste momento, sentiram que é preciso somar forças para apoiar a juventude e, junto com ela, lutar por políticas públicas necessárias e específicas para esta população das comunidades rurais do Semiárido, em sua diversidade de jovens indígenas, quilombolas, Fundo de Pasto e ribeirinha.

 

Sobre a República de Estudantes do Irpaa

A República de Estudantes do Irpaa, localizada no Centro de Formação Dom José Rodrigues, Juazeiro-BA, é um espaço de apoio e formação de jovens, filhos e filhas de agricultores e agricultoras familiares do Semiárido. A iniciativa existe há 30 anos, tendo como missão contribuir com o acesso à educação escolar e formação da juventude, voltada para a defesa da Convivência com o Semiárido.

A turma que mora neste espaço, além de estudar os cursos oferecidos pela educação pública, também conta com o acompanhamento da equipe técnica da instituição, que desenvolve formações específicas sobre a Convivência com o Semiárido, formação humana, política/cidadã e abordagens sobre manejo e práticas agropecuárias apropriadas. Estas formações são vivenciadas através de oficinas, intercâmbios, cursos e seminários, além do envolvimento com outros grupos através de encontros e mobilizações sociais.

Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
Fotos: Jovens da República
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Formação com jovens rurais evidencia a importância da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e do apoio às juventudes

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005