IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Equipe do Irpaa discute relações de gênero em Dia de Estudo

Equipe do Irpaa discute relações de gênero em Dia de Estudo

Um tema que sempre foi abordado nas formações da equipe do Irpaa e também no trabalho junto às comunidades foi trazido para o dia de estudo durante Seminário Interno da instituição esta semana. As “Relações de Gênero no contexto do Semiárido” foi estudada a partir da assessoria de Beth Siqueira, que está desenvolvendo mestrado na área e já teve vivências na região onde o Irpaa hoje atua.

O Dia de Estudo aconteceu nesta quinta-feira (19) no Centro de Terapias Naturais no Bairro João Paulo II, em Juazeiro, e reuniu colaboradores e colaboradoras da entidade que atuam nos municípios de Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Uauá, Canudos, Macururé, Abaré e Juazeiro.

Inicialmente foi discutida a diferença entre sexo e gênero, o que motivou as/os participantes a compartilharem diversas experiências que vivenciam no dia a dia do trabalho em campo ou na relação com a própria equipe.

Definições socialmente arraigadas no imaginário das pessoas ainda são referência na educação de crianças, a exemplo das brinacadeiras e cores ditas masculinas e femininas nas primeiras fases da vida e das divisões de tarefas, seja no ambiente doméstico ou de trabalho, no âmbito público ou privado. "Acorda Raimundo, acorda", um vídeo da década de 1980, ajudou a problematizar a definição de papeis nas famílias composta por um casal e filhos, chamando atenção para o que tem avançado na luta pela equidade de gênero e a realidade de opressão que ainda se vive.

Beth Siqueira, trouxe provocações no sentido de esclarecer que discutir gênero não é polarizar a dicussão entre direitos das mulheres e dos homens, invertendo a situação de opressão, mas sim pensar como desconstruir, a partir da teoria e da prática, principalmente, as construções sociais que estão presentes nas diversas culturas.

Por fim, a equipe dividiu-se por município e traçou estratégias de intervenção que podem ser realizadas no dia a dia da instituição, quer seja no trabalho pedagogico desenvolvido junto às comunidades ou na formação interna da equipe. Momentos de estudo, reflexões coletivas sobre situações enfrentadas nas comunidades e na vida social de forma geral, monitoramento das relações de gênero nos espaços de decisão da entidade, dentre outras proposições foram apresentadas pelos grupos e comentadas pela assessoria.

A propposta do Irpaa é envolver cada vez mais as/os colaboradores/as neste debate, entendendo esta como uma pauta necessária e que está diretamente ligada ao trabalho que a entidade desenvolve.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Equipe do Irpaa discute relações de gênero em Dia de Estudo

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005