IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IRPAA intensifica ações do Projeto Sertão Produtivo

O ano de 2009 começou com boas notícias para os pequenos produtores atendidos pelo Projeto Sertão Produtivo nas regiões de Juazeiro, Paulo Afonso e Uauá. Somente no mês de janeiro, cerca de dois mil agricultores serão contemplados pelas atividades relacionadas ao projeto que, desde junho do ano anterior, vem auxiliando centenas de produtores no fortalecimento da agricultura familiar, e consequentemente, na busca de uma melhor qualidade de vida no campo.

 

Para o primeiro mês do ano estão programados diversos Cursos de Formação para produtores, Dias de Campo, além de visitas técnicas as propriedades. Todas essas atividades são oportunidades para os agricultores compartilharem experiências, dialogarem sobre suas dificuldades e conheceram novas técnicas para amenizar os problemas vivenciados no dia-dia do campo.

 

A cidade de Juazeiro irá sediar o Curso de Formação em Agricultura de Sequeiro, direcionado a 50 representantes do município e das cidades de Sento Sé e Sobradinho. Em Juazeiro, também serão realizados 26 dias de campo em diversos povoados, como Pau Preto, Passagem do Sargento, Gangorra, Manga, Alfavaca, Baraúna, Umbuzeiro, entre outros. Em Sobradinho, acontece entre os dias 22 e 24 um curso específico para pequenos produtores irrigantes abordando temas relacionados à criação de animais. Nos demais municípios atendidos, a programação também inclui dias de campo, visitas técnicas e cursos de formação. 

 

Projeto Sertão Produtivo

 

O Programa Sertão Produtivo executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPPA) objetiva beneficiar diretamente 8.300 famílias rurais dos municípios de Abaré, Curaçá, Canudos, Chorrochó, Glória, Juazeiro, Macururé, Paulo Afonso, Sento-Sé, Sobradinho e Uauá, localizados no semiárido baiano.

 

As famílias desses municípios vêm recebendo formação e assistência técnico-pedagógica para o melhoramento da produção agropecuária a partir dos conteúdos aliados a Convivência com o Semi-árido. Nessa proposta, o sistema de produção familiar é planejado de acordo às condições típicas do clima da região.

 

Uma equipe de agrônomos, técnicos, pedagogos e agentes rurais orientam as famílias no incremento de atividades como: caprino-ovinocultura de leite e corte, apicultura, pequena agricultura de sequeiro e irrigada, beneficiamento de frutas, entre outros produtos locais.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA intensifica ações do Projeto Sertão Produtivo

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005