IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Campo Formoso debate política de acesso e gestão de água

Campo Formoso debate  política de acesso e gestão de água

Na última quinta-feira (23), lideranças comunitárias, poder público e organizações da sociedade civil do município de Campo Formoso (BA), se reuniram no auditório do Sintrap para debater a política de acesso e uso  a água  na região.

O encontro foi iniciado com a contextualização da luta pelo acesso a água e o trabalho da Comissão Municipal de Água na execução do programa de construção da cisterna de consumo humano. Depois a explanação foi sobre as características da região semiárida e qual o cenário do acesso e distribuição da água no Brasil, onde as/os participantes foram questionados se o problema atual é de falta d'água ou gestão. “É falta de gestão, nas comunidades existem a água, só não está sendo bem usada... é preciso ter consciência do cuidado com o meio ambiente e investimento do poder público em reservatório de água”, pontua o agricultor Jaide Miranda, presidente da associação de Limoreira.

Posteriormente, foram apresentados os diversos usos da água no Brasil (6% da água é utilizada nos domicílios, 22% da indústria e 72% agronegócio), a necessidade da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico e sua importância na preservação da água e na garantida do mesmo. As cincos linhas de luta pelo acesso a água, defendida pelo Irpaa, também foi pauta do encontro e as contribuições das tecnologias sociais na garantia da permanência das famílias nas comunidades rurais a partir do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, ressaltando a necessidade de cuidar do meio ambiente. Após toda a explanação, o grupo foi estimulado a debater em equipe o que a comunidade de Campo Formoso quer com o plano de saneamento e quais as estratégias para sensibilizar o poder público da importância da construção desse plano.

Para o facilitador Álvaro Luiz, colaborador do Irpaa, o debate do saneamento básico é muito importante para esclarecer que o saneamento não é apenas o tratamento do esgoto, mas englobam outras questões, a exemplo da coleta de lixo, tratamento dos dejetos, o manejo de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos. Além de muita gente acreditar que o saneamento básico é apenas na cidade, “quando se fala da construção do plano de saneamento básico, muita gente pensa que é só para a cidade e é uma oportunidade inclusive que as comunidades rurais tem para inserir suas pautas nesse plano e garantir recursos para as demandas das comunidades...melhorando a qualidade de vida das famílias”, comentou Álvaro.

A partir da discussão em grupo foi levanto a necessidade de democratização do uso da água, da coleta seletiva do lixo e reciclagem do mesmo, recaatingamento, preservação dos mananciais existentes na região, garantia de água de qualidade para toda comunidade, entre outras questões. Esteve em discussão a realização de levantamento da realidade hídrica no município, realização de audiência pública sobre o saneamento, utilizar as ferramentas de comunicação (redes sociais, rádios, manifestações) para sensibilizar o poder público e a comunidade em relação à temática e apresentar projetos com as particularidades de cada comunidade de Campo Formoso.

Iodete Cassiana, integrante da associação de líderes de Campo Formoso, ainda coloca a necessidade de não deixar todo o debate acabar nesse encontro. “É preciso levar essas informações para nossos momentos de formações e encontros”, pontua Iodete. O Seminário foi organizado pela Comissão Municipal de Água de Campo Formoso, Sintraf em parceria com o Irpaa, que está executando o projeto Mais Água no município.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Campo Formoso debate política de acesso e gestão de água

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005