IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Organização juvenil é tema de formação em Campo Formoso

Organização juvenil é tema de formação em Campo Formoso

Pensar formas de organização local e identificar os desafios diários enfrentados dentro e fora da comunidade foram alguns dos temas debatidos na oficina de formação realizada na comunidade Poço da Pedra, município de Campo Formoso, nos dias 20 e 21 de novembro.

A atividade iniciou com a realização de diversas dinâmicas em grupo, buscando integrar as pessoas presentes e motivá-las a refletir sobre os princípios básicos que norteiam os trabalhos desenvolvidos em grupo. Diálogo, respeito, união, compromisso e confiança foram alguns dos elementos trabalhados pelo coletivo de jovens presentes na oficina.

Esses pontos trabalhados são essenciais para garantir que o processo de organização social de base se consolide. Para Daniela Oliveira Silva, as dinâmicas em grupo foram muito interessantes. “Achei legal, porque nós tivemos companheirismo, toda atividade a gente se ajudava; a gente precisava disso, companheirismo e amizade”, enfatiza ela.

Durante a noite do primeiro dia foram exibidos vídeos que tratavam de experiências exitosas de outros grupos de jovens já organizados em diferentes regiões do país. Este momento foi importante, pois a partir dos vários depoimentos, a juventude pôde ver que a organização não é algo impossível, mas necessita de tempo, interesse e objetivos.

No dia seguinte, dando continuidade à oficina foram realizadas dinâmicas em grupo com o objetivo de atrair a concentração da juventude para a ferramenta Árvore do Problema com o objetivo de compreender com mais profundidade sobre a situação da juventude e quais problemas ela enfrenta no dia a dia. “Bom, desafios temos vários, mais o maior deles aqui no Poço da Pedra é a falta de trabalho para a juventude. Outra coisa é que se o jovem quiser se divertir, precisa sair daqui da comunidade” afirma Edilene Silva de Aguiar, participante da atividade. Para a jovem, as questões relacionadas ao trabalho, à renda e ao lazer têm feito muitos jovens buscarem outras oportunidades fora da comunidade.

Sobre as atividades realizadas, a participante, Maria Aparecida Carvalho da Silva, destaca “Essa formação é interessante para a juventude de Poço da Pedra, apesar de nem todos se interessarem em participar, mas a juventude tem tudo para ir pra frente, só precisa ir dialogando”.

Para o colaborador do Irpaa, André Lira, a oficina de formação foi um importante passo para a organização da juventude de Poço da Pedra, mostrando que eles têm um potencial de organização, deixando para trás a percepção de parte da sociedade que considera a juventude desinteressada. “A partir do momento em que eles perceberem o quanto são importantes para a comunidade e para a sociedade, eles começam a se organizar, a lutar mais por seus direitos, que muitas vezes são tirados”, enfatiza André.

Para as próximas atividades a serem realizadas em 2022, os jovens sugeriram discutir sobre o Estatuto da Juventude, Gênero, Convivência com o Semiárido entre outros temas.

Texto e Foto: Eixo Educação e Comunicação
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Organização juvenil é tema de formação em Campo Formoso

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005