IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro reúne educadores e educadoras da regional norte do MST

Encontro reúne educadores e educadoras da regional norte do  MST

Aconteceu em Sobradinho- BA, nos dias 29 e 30 de Agosto, o Encontro de Educadoras e Educadores das Brigadas Sertão e Egídio, da Região Norte do MST/BA. O tema principal do evento foi “Escola do Campo: Práticas educativas na construção da educação popular”. A atividade foi promovida pelo Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) e contou com a participação do Irpaa, MAB, Levante Popular da Juventude, Conselho Municipal da Educação de Sobradinho e dentre outros.

Debates, palestras, grupos de trabalhos foram algumas das metodologia utilizadas para fomentar as discussões sobre o temas do Encontro junto aos/as educadores/as. Análise de conjuntura e um debate sobre agroecologia, mediados por integrantes do MST, marcaram o primeiro dia do evento. No dia 30, o tema “Base Nacional Comum Curricular – BNCC” também fez parte do debate, que contou com a colaboração de Regina Cláudia, integrante do conselho municipal de Educação de Sobradinho. A palestrante ressaltou que as escolas precisam adequar o currículo e promover formação continuada para os/as professores/as sobre o tema. O momento foi marcado por intervenções e discussões dos/as participantes de cunho político e pedagógico.

Durante o evento, os/as participantes formaram quatro Grupos de Trabalho – GT, centrado nas seguintes temáticas: GT 1 Agroecologia na Educação Infantil e Fundamental I; GT 2 Agroecologia na Educação do Fundamental II, EJA e Técnico; GT 3 Alimentação Saudável; GT 4 Congresso do povo. Dois deles foram mediados pelas colaboradoras do Eixo Educação do Irpaa, Juzileide Carvalho e Joilma Sandri Lopes.

Durante os GT’s, os/as participantes fomentaram a importância da Agroecologia nas escolas, apontando alguns desafios, como a construção de Projeto Político Pedagógico – PPP que tenha a Agroecologia como tema transversal. Além disso, discutiu-se a possibilidade de outros métodos de ensino, bem como a utilização de materiais didáticos contextualizados a partir de uma perspectiva interdisciplinar envolvendo a escola, família e comunidade.

Texto e Foto: Eixo Educação
Edição: Eixo Comunicação 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro reúne educadores e educadoras da regional norte do MST

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005