IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Parceria proporciona envolvimento de estudantes do Ifba com a Convivência com o Semiárido

Parceria proporciona envolvimento de estudantes do Ifba com a Convivência com o Semiárido

Foi a partir do diálogo acerca da construção de um jornal escolar, que o Instituto Federal da Bahia - Ifba, Campus Juazeiro, promoveu uma maior aproximação das/dos estudantes com a proposta de Convivência com o Semiárido. Após convite para que colaboradores/as do Irpaa contribuíssem com o debate sobre educomunicação, tendo a construção do jornal como ponto de partida, a parceria realizou algumas atividades nesse mês de setembro.

De início educadores/as do Ifba conheceram o Centro de Formação Dom José Rodrigues, espaço experimental mantido pelo Irpaa no bairro Jardim Primavera, em Juazeiro. Em seguida, foi a vez de estudantes do 3º ano do curso de Segurança do Trabalho realizarem visita técnica ao local e a partir da Trilha da Convivência com o Semiárido conhecer elementos centrais da proposta que a instituição defende há 29 anos.

No último dia 27, pouco mais de 100 estudantes se reuniram no auditório do Campus para participarem de evento voltado para educomunicação para Convivência com o Semiárido. Na ocasião, representantes da turma que realizou a visita técnica ao Irpaa partilharam os aprendizados, destacando o trabalho da entidade na região, ressaltando alguns elementos estratégicos para promover a Convivência com o Semiárido em contraponto a lógica do Combate à seca.

“A gente tentar combater um fenômeno natural não é correto, não tem como o ser humano intervir em questões desse tipo. Ao invés de combater a seca, eles [Irpaa] buscaram a Convivência com o Semiárido”, disse o estudante Diego Maurílio Reis. O jovem admite que antes da visita ao Centro de Formação Dom José Rodrigues ele também tinha a visão de que era possível combater a seca, a compreensão que para ele muitas vezes chega através da mídia.

As/os estudantes relataram a importância das tecnologias sociais desenvolvidas ao longo dos anos e que vem contribuindo com a permanência das famílias no campo, principalmente no que diz respeito a captação e armazenamento de água da chuva e produção de alimentos. O Recaatingamento também foi algo que chamou atenção dos/das visitantes. Para Jamerson Willes Gomes, também estudante de Segurança do Trabalho, um jardim com plantas da Caatinga foi algo que atraiu sua atenção. “Existe os estereótipos que os jardins são feitos com plantas exóticas, uma coisa que tem que ser verde, aquela ideia do belo que as pessoas trazem. Nós podemos observar lá no Centro que podemos fazer um jardim, belo, com plantas naturais aqui da região, da Caatinga”, argumentou Jamerson.

Durante o evento, estudantes do Ifba oriundas do Vale do Salitre e que integram o Coletivo Carrapicho Virtual, apresentaram a experiência de educomunicação que vem sendo protagonizada pelos/as jovens desde 2016. O momento antecedeu a discussão sobre o direito à comunicação no Brasil e a necessidade de desenvolver uma visão crítica da mídia, bem como produzir conteúdos para circularem nos meios de comunicação hoje ao alcance da população. Essa discussão foi facilitada pela colaboradora do Irpaa Érica Daiane Costa, que trouxe também orientações técnicas acerca da produção do jornal, atividade que vem sendo desenvolvida pelos/as estudantes do Campus.

Na avaliação do estudante Pedro Lima, do 3º ano de Administração, o momento ajudou a esclarecer dúvidas sobre a produção técnica do jornal, assim como mostrou a necessidade de aproveitar melhor recursos tecnológicos disponíveis, a exemplo do celular. O jovem destacou ainda que se sentiu provocado quanto ao consumo de produtos e ideias muitas vezes estimulados pela mídia e apontou a experiência do Carrapicho Virtual como algo que fortalece a comunicação local a partir “de jovens atuando na mídia pra tentar trazer mais informações daqui da região.”


Jornal Escolar

A partir de um projeto interdisciplinar, estudantes do curso de Administração e de Segurança do Trabalho estão produzindo um jornal escolar, cujo tema geral se volta para as diversas concepções e modelos de agricultura existentes na região. Trata-se de uma prática educomunicativa, onde o processo de produção passa pelo envolvimento dos/das estudantes desde a definição das pautas, até a construção dos textos e imagens, ampliando assim a compreensão sobre as temáticas relacionadas e fortalecendo o trabalho em equipe.

Para a estudante Najla Kaillane Santos, do 1º ano de Segurança do Trabalho, a produção do jornal tem promovido novos aprendizados, tanto no tocante à comunicação quanto no que se refere a discussão sobre agricultura. Najla relata que se deslocou até a III Feira da Agricultura Familiar do Vale do Salitre para coletar informações que vão compor a matéria que sua equipe está produzindo, o que, para ela, “foi bem inspirador porque muitas vezes a gente deixa pra lá e meio que esquece de onde a gente vem, da nossa origem.”

A parceria entre o Irpaa e o Ifba é, para a professora Ana Paula Rocha, algo que deve ter continuidade, uma vez que as duas instituições trabalham com educação. “A gente tem refletido sobre o que é educação contextualizada (…), a gente acredita que esse momento inicial vai produzir bons frutos”, considera uma das articuladoras do projeto e da aproximação com o Irpaa.

Conforme Ana Paula, o fortalecimento do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão passa por essas relações entre instituições que tem compromisso com a transformação a partir da educação. “A gente espera também que outras parcerias possam ser firmadas com instituições que tenham foco na Convivência com o Semiárido, porque esse lugar de existência é significativo e tem importância na formação dos nossos estudantes”, reafirmou a docente.

Texto: Comunicação Irpaa
Fotos: Comunicação Irpaa e Carrapicho Virtual


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Parceria proporciona envolvimento de estudantes do Ifba com a Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005